Faz sentido querer que seus filhos tenham um desempenho melhor do que você na vida. Garantir que eles estejam prontos para administrar o dinheiro é uma parte importante disso.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Preparar os filhos para o sucesso financeiro começa desde cedo. Se eles já estão na casa dos 20 anos tentando descobrir como controlar o orçamento, já é tarde demais.

Segundo estudo do banco First Merchants, mais da metade dos entrevistados com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos não se sentia confiante na gestão das suas finanças pessoais.

Cerca de 80% acreditavam que uma melhor educação financeira poderia ter evitado a ansiedade e o estresse financeiro.

Esses dados são de um estudo nos Estados Unidos, onde a educação financeira é mais difundida, agora imagine no Brasil como o resultado poderia ser alarmante.

Para dar uma caminho de como os pais podem garantir que seus filhos cresçam em melhores situações, o Personal Finance Insider conversou com a especialista em comportamento financeiro, Stacey Tisdale.

"Muitos de nós crescemos com pais que apenas pagavam as contas, mas não nos contavam como elas eram. É importante preparar as crianças para o lado financeiro da vida; elas lidarão com dinheiro pelo resto da vida", disse.

Aqui estão cinco maneiras pelas quais Tisdale diz que você pode garantir que seus filhos cresçam em melhor situação do que você:

1. Fale sobre dinheiro em casa

“O dinheiro pode ser um tabu em casa”, diz Tisdale. "Mas a única maneira de se sentir confortável com o dinheiro é falar sobre dinheiro".

Ela sugere aos pais que expliquem que o dinheiro não é uma coisa ruim para se ter medo, mas uma ferramenta que você usa para criar a vida que deseja. 

"Discuta crédito, economias, dívida, e ter um orçamento, e a forma como esse dinheiro é usado na família", diz.

2. Envolva os pequenos em algumas decisões financeiras

Seus filhos podem não pagar a conta de luz ou se decidirem onde você vai alocar o dinheiro, mas podem participar de certas decisões financeiras do dia a dia.

“Seus filhos definitivamente conseguem fazer uma lista de compras”, diz Tisdale. “Enquanto estiver no supermercado, deixe-os tirar os itens da lista e ver quanto custa. Se você decidir comprar um produto ou filme online, deixe-os escolher e ver quanto custa."

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

3. Abra uma conta de investimento para eles

“Este ano, quando eles receberem o dinheiro das férias, abra uma conta para poupança e discuta o assunto com eles”, diz Tisdale. 

Ela ainda aconselha a explicar tudo o que está acontecendo durante a abertura da conta e conversar sobre como funcionam os depósitos e saldos.

Depois, mantenha-os atualizados sobre como o dinheiro está crescendo e o que isso significará para o futuro deles.

4. Crie o hábito de economizar e o mais cedo possível

“Como especialista financeira, estou sempre dizendo às pessoas para começarem a economizar o mais cedo possível”, diz Tisdale. 

"Bem, é assim que tudo começa. Certifique-se de que seus filhos entendam a importância de economizar e por quê. Converse com seus filhos sobre ter uma reserva para faculdade em vez de empréstimos estudantis, um fundo de emergência em vez de dívidas de cartão de crédito e economizar mais para um pagamento inicial para uma casa em vez de uma taxa de juros mais alta. Ensine-lhes o benefício de economizar dinheiro agora".

5. Dê o exemplo

“Esta é a coisa mais importante que você pode fazer”, diz Tisdale. “Se seus filhos virem que você administra bem o dinheiro, eles também vão querer fazê-lo. Se os filhos crescerem com ansiedade em relação ao dinheiro e às finanças, provavelmente sentirão ansiedade em relação às próprias finanças no futuro", afirma Tisdale.

Então, o que você está ensinando para os seus filhos? Eles estão em um bom caminho para crescerem adultos responsáveis com as próprias finanças?

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Business Insider