Quando jovem, Sandy foi exposta à uma educação rígida e fazia tudo o que seus pais mandavam, chegando a se autodenominar “sim, mãe”.

Quando seus dois filhos tinham 5 ou 6 anos, ela usou uma abordagem diferente. Ao invés de ser extremamente rígida, ela permitia que seus filhos fizessem praticamente tudo que pedissem, mas eles foram responsáveis ​​pelas consequências.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“Tínhamos uns sete meninos na vizinhança e todos vinham fazer biscoitos”, disse Sandy ao Business Insider. “Eles faziam uma bagunça enorme e estava tudo bem porque então eu dizia: ‘OK, agora você tem que limpar a bagunça’”.

Ela tinha uma abordagem semelhante quando se tratava de ensinar sobre dinheiro aos filhos, incentivando-os a serem autossuficientes e expondo-os a situações do mundo real.

Um de seus filhos, tornou-se recentemente milionário aos 35 anos e afirma que sua mãe é a “maior influenciadora financeira” de sua vida.

Sandy se aposentou aos 62 anos, em dezembro de 2019, e desde então construiu seu patrimônio líquido para mais de US$ 1 milhão. 

Em conversa com o Business Insider, ela relembra as 5 lições sobre dinheiro mais importantes que ensinou a seus filhos desde cedo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

1. Como gastar com atenção

Sandy deu a cada um de seus filhos uma mesada de US$ 200 mensais a partir dos 10 ou 11 anos. No início, eles ficaram emocionados, disse ela, até perceberem que eram responsáveis ​​por quase todas as despesas, desde pasta de dente até taxas do time de hóquei que participavam.

Sandy e seu marido cobririam itens essenciais como alimentação e consultas médicas. 

“Você pode escolher o que quer fazer, mas não sobra dinheiro para fazer essas outras coisas. Portanto, faça suas escolhas com sabedoria”, Sandy se lembra de ter dito aos filhos. 

"Eu os deixei decidir essas coisas. Às vezes eles tomavam decisões que eu não considerava as melhores, mas foi assim que aprenderam."

Ao longo do caminho, Sandy expôs-lhes alguns dos seus próprios hábitos frugais, chegando a ajudá-los a costurar as próprias roupas em casa. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

2. Como ganhar dinheiro extra

Além de uma mesada mensal, Sandy deu aos filhos a oportunidade de ganhar um dinheiro extra cuidando das tarefas domésticas.

“Sempre havia listas deles na geladeira”, disse ela, com o pagamento listado ao lado da tarefa. “Se eles quisessem muito algo, encontrariam esses empregos e os fariam para ganhar e pagar por isso”, disse Sandy.

Eles também herdaram o espírito empreendedor dos pais. “O pai deles e eu tínhamos um negócio de artes gráficas e trabalhávamos muito, mas as crianças perceberam como é difícil”, disse Sandy. 

Os rapazes imprimiam panfletos para anunciar os seus próprios negócios, como varrer as folhas dos vizinhos ou arrancar ervas daninhas do jardim, para manter o fluxo de rendimentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

3. Como funciona o mercado de ações 

Nos Natais e aniversários, Sandy e o marido compravam uma pequena quantidade de ações para os filhos em empresas que lhes interessavam, como a fabricante de chocolates Hershey's, e mostravam-lhes como acompanhar o desempenho das ações no jornal.

“Isso apenas os ajuda a se interessar, aprender sobre isso e ver como cresce ou diminui”, disse Sandy. 

“Você sabe, pode cair e você pode perder dinheiro, mas eles percebem que quando ainda está em pequenos pedaços, não é tão opressor.” Eles também deram aos meninos a escolha de quando comprar ou vender.

4. O poder da gratificação adiada

Outro presente comum na casa de Sandy: títulos de dívida. Eles compraram títulos de pequeno valor para os meninos e explicaram, em essência, o conceito de gratificação atrasada.

“Eles os mantiveram e esperaram que amadurecessem e os resgataram quando ficaram mais velhos”, disse Sandy.

“Definitivamente foi como, 'Uau, temos que esperar todo esse tempo para que isso ganhe dinheiro.' Mas mostrou a eles que é isso que acontece, isso aumenta e você ganha com o tempo”, disse ela.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

5. Como ser autossuficiente

Sandy disse ao Business Insider que seu objetivo como mãe era garantir que seus filhos fossem financeiramente independentes aos 18 anos. 

"Eu disse: 'Quando eu morrer, se eu estiver a caminho do hospital em uma ambulância e ainda tiver um centavo sobrando em meu nome, vou mandar a ambulância parar e comprar meia barra de chocolate. Estou gastando meu dinheiro. Fui eu que ganhei. Estou pegando, não vou deixar para vocês. Vocês podem ganhar seu próprio dinheiro. Cuidei de vocês até vocês se tornarem adultos'". Sandy disse. 

Não era inteiramente verdade, acrescentou ela, mas não queria que eles pensassem que poderiam relaxar e considerá-la um plano alternativo confortável.

“Muitas pessoas acham que sou muito dura ou fria”, disse Sandy, “mas acho que quando se trata dessas coisas, é a única maneira de realmente fazer as crianças perceberem como podem fazer isso sozinhas”.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.