Para o bilionário Ray Dalio uma vida bem sucedida consiste em seguir essas cinco etapas continuamente. “Se você continuar fazendo isso repetidamente, inevitavelmente terá sucesso”.

O gestor do maior fundo de hedge do mundo, a Bridgewater Associates, descobriu essa fórmula para o sucesso depois de um período profissional difícil.

Ele conta em seu livro “Princípios” que, no início dos anos 80, estava convencido de que a economia estava caminhando para uma recessão e fez movimentos em seu fundo para isso.

Ele estava errado. Em vez disso, a economia estava apenas começando um ciclo de Bull Market.

“Minha experiência nesse período foi como uma série de pancadas na cabeça com um taco de beisebol. Estar tão errado - e especialmente tão publicamente errado - foi incrivelmente humilhante e me custou quase tudo que eu havia construído”.

Perdeu tanto dinheiro que não conseguia pagar as pessoas que trabalhavam com ele e teve que deixá-los ir. Para pagar as contas, chegou a pegar emprestado US$ 4 mil com seu pai.

Apesar da experiência dolorosa, Ray Dalio aprendeu a importância de refletir com cuidado depois dos erros e descobriu princípios que iriam prevenir que repetisse os mesmos erros no futuro.

Foi nessa época que viu que o caminho para o sucesso em tudo o que você deseja se dá em 5 etapas distintas.

Se você puder fazer essas cinco coisas bem, terá uma chance muito maior de sucesso.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

Processo de 5 etapas

De acordo com Ray Dalio, o primeiro passo para alcançar o sucesso é escolher o que deseja. A escolha dos objetivos determinará sua direção.

Conforme você se move em direção ao que quer, encontrará problemas. Alguns desses o levarão a enfrentar suas próprias fraquezas. Como você reage a isso depende de você.

Para chegar onde deseja você deve ser calmo e analítico para que possa diagnosticar com precisão seus problemas, elaborar um plano para contorná-los e fazer o que for necessário para atingir os resultados.

Processo de 5 etapas para o sucesso de Ray Dalio
  1. Objetivos: Escolha o que você deseja. Isso determinará as ações que deve tomar.
  2. Problemas: Os percalços que encontra ao avançar em direção aos seus objetivos.
  3. Diagnóstico: O que você tira de seus desafios e como você diagnostica os problemas de uma forma calma e analítica.
  4. Design: Pegar o que aprendeu, projetar um plano e aplicá-lo para conseguir seguir em frente.
  5. Fazer: O passo mais crucial. O planejamento, a análise e a estratégia só podem levar você até certo ponto. Sem ação, nada acontece.

Ao sair do estágio 5, você provavelmente encontrará novos problemas e o ciclo começará novamente.

Ray Dalio argumenta que o caminho para o sucesso não é uma linha reta que vai direto para cima, mas sim uma série de altos e baixos e loops para frente e para trás.

O importante é que a direção geral esteja para cima, rumo à realização dos seus objetivos.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

Etapa 1: Tenha objetivos claros

Primeiro passo é saber seus objetivos e correr atrás deles.

O que você quer alcançar na vida?

Ter objetivos claros é um dos fatores mais importantes para você ter a vontade de prosseguir para o próximo passo.

Pontos chave:

  • Priorize seus objetivos: Pense o quanto você quer atingir esse objetivo. Se realmente deseja realizá-lo, deve colocá-lo como prioridade em relação a outras vontades.
  • Pense grande: Tenha objetivos audaciosos. Não importa se você ainda não tem o conhecimento e as habilidades para atingir o objetivo desejado. Ao perseguir uma meta que está acima do seu nível atual, você inevitavelmente crescerá e se fortalecerá.

Nada pode impedi-lo se você tiver flexibilidade e auto responsabilidade.

A flexibilidade permite que você tome caminhos desconhecidos em direção ao seu objetivo final e a auto responsabilidade permite que você assuma a responsabilidade por erros em vez de culpar coisas fora de seu controle.

Etapa 2: Identifique os problemas e não deixe que eles te impeçam de alcançar seus objetivos

A segunda etapa é identificar e encarar os problemas e erros que aparecem no meio do caminho enquanto tenta alcançar seus objetivos.

Geralmente esses problemas são doloridos. Se forem mal controlados, alguns deles podem te arruinar, mas para evoluir você precisa identificar esses problemas e não apenas tolerá-los.

À medida que você vai para isso, vai encontrar seus fracassos, seus erros. Você deve identificá-los e não tolerá-los.

“Se você não está falhando, você não está empurrando seus limites, e se você não está empurrando seus limites, você não está maximizando seu potencial” - Ray Dalio

Para Dalio, todos os problemas são “joias” escondidas que, refletindo sobre eles e descobrindo sua verdadeira lição, reunimos o conhecimento suficiente para superá-los e avançar mais fortes.

O investidor acrescenta que a dor é a maneira da natureza de dizer para você mudar e evoluir além do seu estado atual.

Princípios chave:

  • Veja os problemas dolorosos como melhorias potenciais: Veja cada problema como a maneira da natureza de dizer especificamente onde você precisa melhorar.
  • Não tolere os problemas: Se você realmente deseja seu objetivo, deve estar disposto a fazer qualquer coisa para superar seu obstáculo atual.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

Etapa 3: Diagnostique os problemas para descobrir suas causas

O passo três é entender por que você está cometendo esses erros.

Para Ray Dalio, o pensamento estratégico requer um diagnóstico cuidadoso para chegar na raiz dos problemas e refletir sobre as causas.

Não pule tão rápido para as soluções. Dê um passo para trás e reflita.

Princípios Chave:

“O que diferencia as pessoas que vivem de acordo com seu potencial daquelas que não o fazem é sua disposição de olhar para si mesmas e para os outros de forma objetiva e compreender as causas que estão em seu caminho.”

Etapa 4: Crie planos para contornar os problemas que atrapalham seu progresso

Depois de definir os objetivos e diagnosticar quais obstáculos podemos encontrar em nosso caminho, é hora de projetar planos para contorná-los.

Uma ótima pergunta para se fazer aqui é: “Como minha situação atual está me treinando para o futuro? Como posso aproveitar este trabalho atual para me aproximar de meus objetivos pessoais?”

Princípios chave:

  • Pense no seu problema como um conjunto de resultados produzidos por uma máquina: o que Dalio argumenta aqui é praticar o pensamento de alto nível sobre nós mesmos e observar que “conserto” ou “upgrade” poderíamos fazer em nosso próprio sistema operacional para atingir nossos objetivos desejados.
  • Escreva seu plano para que todos possam ver e medir seu progresso: detalhe o caminho estabelecido.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

Etapa 5: Faça. Execute esses projetos

A quinta e última etapa é executar esses planos e fazer o que for necessário para progredir em direção ao seu objetivo.

Vi que para se sair excepcionalmente bem você tem que forçar seus limites e que, se você forçar seus limites, vai cair e vai doer muito. Você vai pensar que falhou - mas isso não será verdade, a menos que você desista.

Aplicando os 5 princípios para o sucesso

Em um primeiro momento essas etapas para o sucesso podem parecer óbvias, mas, de acordo com Ray Dalio, a maioria das pessoas não consegue fazer esses cinco passos com eficiência.

  • Com que frequência você executa essas etapas sistematicamente?
  • Você compensa as etapas em que é ruim?

Algumas dessas etapas são realizadas intuitivamente, mas Dalio não se interessa por intuição. Segundo ele, a intuição humana é inconsistente e frequentemente errada. 

Você só conclui com eficiência o processo se ele for considerado sistemático e racionalmente.

O problema é que grande parte de nós não executa essas etapas de forma tão racional, imparcial ou eficiente quanto Dalio gostaria. 

Defendemos nossos objetivos, mentimos para nós mesmos para não termos que descobrir problemas em potencial, não estamos equipados para diagnosticar com precisão nossos problemas.

Assim, projetamos planos ineficazes e os perdemos.

O outro aspecto que Dalio nos faz considerar é que somos todos ruins em uma ou mais dessas etapas. 

Nenhum ser humano poderia ser bom em todas as 5 etapas, pois elas exigem um conjunto de habilidades e estruturas mentais completamente diferentes. 

Você descobrirá que é bom em várias dessas etapas e ruim em outras. 

Parte do uso do processo de 5 etapas é reconhecer em quais etapas você é ruim e compensá-las.

Passar por essas 5 etapas é a sua evolução pessoal. Embora esse caminho possa ser doloroso, naturalmente você irá subir para níveis de sucesso cada vez mais altos.

Eu percebi que quando eu fazia melhor, minhas dificuldades nunca se tornaram mais fáceis porque quanto mais capaz eu me torno, maiores são os desafios que eu consigo lidar. Porque as pessoas são fortes e fracas com coisas diferentes.

Seja no mercado de ações ou na vida, não podemos prever o futuro. Tanto coisas boas como coisas ruins podem e vão acontecer.

Estas podem nos arruinar profundamente ou nos melhorar, depende como lidamos com elas e como passamos por essas 5 etapas para o sucesso.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.