Construir riqueza geralmente significa fazer sacrifícios, tomar decisões difíceis e seguir regras financeiras.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ramit Sethi, um milionário que se fez sozinho, autor de "Vou te ensinar a ficar rico” e apresentador do programa da Netflix “Como Ficar Rico”, sabe que você provavelmente não vai ficar rico acidentalmente. 

Por isso, ele aconselha colocar diretrizes que ajudem a cumprir suas metas de construção de riqueza.

“Tome todas as decisões que você precisa tomar em um determinado mês com algumas regras simples de dinheiro que facilitam muito a tomada de decisões”, disse à CNBC Make It. 

É importante observar que essas regras precisam ser personalizadas para que gaste com coisas que realmente importam para você ou são necessárias para sua situação. 

Mesmo assim, saber das próprias regras financeiras de Sethi pode lhe dar alguma inspiração se você não souber por onde começar.

Regra 1: economize e invista uma parte de toda a renda

Uma das regras financeiras de Sethi é um conselho financeiro bastante comum e necessário para construir riqueza: economize e/ou invista uma parte de todos os seus ganhos. 

Tornar essa uma de suas regras financeiras pode ajudá-lo a criar sua reserva de emergência, atingir seus objetivos financeiros e construir riqueza para um futuro mais tranquilo financeiramente.

“Algumas das minhas regras financeiras são regras financeiras diretas, como economizar 10%, investir 20%, muito diretas”, diz Sethi. “Você pode ajustar os números para sua própria situação.”

Regra 2: Definir ‘gastos ilimitados’ em uma categoria

“Uma das minhas regras pessoais de dinheiro é o gasto ilimitado com saúde, livros e arrecadação de fundos para amigos”, diz Sethi. “Esses são importantes para mim.”

Sua própria regra pode ser gastos ilimitados em aulas de ginástica ou até mesmo em seus cafés matinais , se isso for vital para você ou se trouxer mais alegria ou conforto à sua vida. 

Sethi diz que sempre reserva a classe executiva para voos de mais de quatro horas, como outro exemplo.

“A regra não é restritiva, na verdade fortalece”, diz Sethi. “Existe algo em sua vida em que você simplesmente sempre diz sim? Se sim, certifique-se de que pode pagar.”

O ponto não é que você acumule dívidas de cartão de crédito esbanjando nessas coisas, mas que você abra espaço suficiente em seu orçamento para ser tolerante com seus gastos em certas categorias, diz Sethi.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Regra 3: Lembre-se do lado financeiro das decisões pessoais

Suas regras de dinheiro não são apenas sobre finanças. Investir seu tempo e energia em certas atividades e relacionamentos pode se tornar regras financeiras. 

Para Sethi, isso significava comprometer-se a se casar com a pessoa certa.

″[O casamento] é a maior decisão financeira que você tomará”, diz Sethi. “Então você tem que ser atencioso sobre isso.”

Como alternativa, você pode criar uma regra de dinheiro que permita aprofundar seus relacionamentos existentes e passar mais tempo com seus entes queridos.

“Pode ser ‘pegar meus filhos na escola todas as tardes’”, diz Sethi.

“Essa pode ser uma regra de dinheiro porque significa que você precisa ter um horário flexível, precisa ganhar o suficiente para poder fazer isso. Essa é uma bela regra de dinheiro.”

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.