O especialista em finanças pessoais e apresentador do programa da Netflix “How to Get Rich”, Ramit Sethi, viu jovens cometerem muitos erros enquanto construíam riqueza.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Conhecido por seu livro "I Will Teach You to Be Rich", Sethi elenca 3 erros principais de quem está iniciando na vida adulta e pensando no seu futuro.

Sethi aconselha os jovens a começarem a investir o quanto antes e usarem os juros compostos a seu favor. "O tempo está do seu lado. Quando você é jovem, parece que US$ 100 por mês não significariam tanto. Mas quando você faz as contas, é bastante poderoso."

Aqui estão três erros comuns que os jovens cometem ao construir riqueza e o que você pode fazer em vez disso.

1- Esperar até os 40 anos para começar a investir

Em vez disso: comece a investir pequenas quantias regularmente.

“De longe, o erro número 1”, diz Sethi, “é que os jovens esperam para começar a investir até quase os 40 anos”. Ele acrescenta que a maioria dos jovens justifica adiar o investimento porque acham que não têm dinheiro suficiente para começar.

No entanto, começar com apenas US$ 50 por contracheque pode ser um grande avanço no longo prazo. Em vez de adiar o investimento, faça sua pesquisa e comece aos poucos.

2- Esperar até pagar todas as suas dívidas para começar a investir

Em vez disso: comece a investir e a pagar dívidas ao mesmo tempo.

“Isso é parte matemática e parte psicologia”, diz Sethi. “Falando puramente matematicamente, se suas taxas de juros são realmente altas, como 9% ou mais, você deve pagar essa dívida de forma agressiva. Mas psicologicamente, é importante fazer as duas coisas porque você está construindo o hábito.

Sethi recomenda pagar um pouco menos de suas dívidas a cada mês, se possível, e usar esse dinheiro para investir pequenas quantias regularmente. 

Quando terminar de pagar suas dívidas, você poderá redirecionar esse pagamento mensal diretamente para um aplicativo de investimento . Nesse ponto, Sethi diz que investir mensalmente será um hábito profundamente arraigado em sua rotina financeira.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

3- Não exercer 'disciplina financeira' ao investir em tendências como criptomoedas

Em vez disso: se você quiser investir em criptoativos, limite-o a 5% do seu portfólio.

“Se você ainda aposta tudo em criptoativos, eu diria que você é um viciado em jogos de azar e provavelmente está condenado. É apenas uma questão de tempo”, diz Sethi.

Se você ainda deseja investir em moedas digitais, Sethi recomenda limitar a a 1% a 5% de seu portfólio geral, enquanto mantém a maioria de seus ativos em investimentos mais seguros.

Sethi diz: "Não me importo com as pessoas que decidem ter um portfólio totalmente diversificado e decidem pegar de 1% a 5% e se divertir um pouco, talvez você invista em ativos alternativos, ações individuais, talvez até no bar de seus amigos no Brooklyn. Mas você raramente vê esse tipo de disciplina quando se trata de criptoativos."

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.