Warren Buffett divulgou no sábado (24) sua carta aos acionistas da Berkshire Hathaway (BERK34), oferecendo conselhos de investimento aos leitores que buscam aumentar sua riqueza da mesma forma que o bilionário fez.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Buffett escreve uma carta anual desde 1965, oferecendo uma análise do desempenho dos investimentos da holding, juntamente com suas observações sobre tendências e armadilhas financeiras.

Ele também deu conselhos ao longo dos anos, que ficaram famosos como em 1987 onde escreveu: "Simplesmente tentamos ter medo quando os outros são gananciosos e ser gananciosos apenas quando os outros estão com medo."

Veja os 3 principais conselhos Buffett aos investidores na carta deste ano segundo o Business Insider:

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ignore as previsões financeiras de especialistas

Buffett começa elogiando sua irmã, Bertie, a quem ele descreve como extremamente versada e compreensiva de muitos termos contábeis, embora de forma alguma seja uma especialista em economia ou preparada para um exame de CPA. 

Os instintos dela constituem seu primeiro conselho importante.

Ele escreve: “Ela é sensata – muito sensata – sabendo instintivamente que os especialistas devem sempre ser ignorados. Afinal, se ela pudesse prever com segurança os vencedores de amanhã, ela compartilharia livremente seus valiosos insights e, assim, aumentaria as compras competitivas e depois entregar um mapa aos vizinhos mostrando sua localização?"

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Seja paciente ao encontrar um negócio maravilhoso

Buffett detalha então alguns dos sucessos de investimento de “propriedade parcial de longa duração” da Berkshire: American Express (AXPB34) e Coca-Cola (COCA34), que iniciaram suas operações em 1850 e 1886, respectivamente.

A Berkshire Hathaway fez investimentos significativos na Coca-Cola em 1988 e na American Express em 2001, que Buffett observou não terem sido tocados nas décadas seguintes, apesar das ocasionais tentativas fracassadas de expansão de cada empresa e de momentos de má gestão.

“A lição da Coca-Cola e da AMEX? Quando você encontrar um negócio verdadeiramente maravilhoso, persista nele”, escreve Buffett. 

"A paciência compensa, e um negócio maravilhoso pode compensar muitas decisões medíocres que são inevitáveis."

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Nunca arrisque a perda permanente de capital

Buffett continua dizendo que o mercado de ações está se tornando cada vez mais parecido com um cassino, oferecendo tentações diárias para ignorar sua estratégia de investimento de longo prazo e rapidamente entregar suas participações quando a “atividade febril” traz à tona todo o número de atores desinformados ou mal-intencionados. da marcenaria.

Ele escreve: “Nesses momentos, qualquer tolice que possa ser comercializada será vigorosamente comercializada – não por todos, mas sempre por alguém”.

Ele observa que não caia no marketing da tolice, ou a cena pode ficar feia e o investidor médio pode sair "perplexo, mais pobre e às vezes vingativo".

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

"Uma regra de investimento na Berkshire não mudou e não mudará: nunca arrisque a perda permanente de capital. Graças ao vento favorável americano e ao poder dos juros compostos, a arena em que operamos tem sido - e será - gratificante se  você fizer um algumas boas decisões durante a vida e  evitar erros graves."

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.