Há muitas informações disponíveis sobre como alcançar a independência financeira, mas para se aposentar mais cedo, você deve fazer essas 3 coisas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A maioria das estratégias para a liberdade financeira se concentram na acumulação de ativos suficientes através de investimentos para proporcionar um rendimento que supra suas necessidades financeiras durante muitas décadas.

Para o planejador financeiro norte-americano, Eric Roberge, esse não é o caminho para quem deseja estabelecer a meta de se aposentar mais cedo.

"O fato é que você não terá uma posição financeira sólida se economizar pelos próximos 10 anos, de modo que tenha o suficiente para se aposentar aos 30 ou 40 anos e viver com US$ 30 mil ou menos pelo resto da vida (o que poderia durar mais 50 a 60 anos!)", escreve ao Business Insider.

Para ele, é preciso se concentrar em três conceitos principais se você quiser se alcançar a independência financeira e se aposentar mais cedo:

1- Crie um plano robusto em vez de buscar o mínimo

Elaborar um plano que exige que você viva com menos do que a renda familiar média durante meio século, deixa você com um conjunto extremamente limitado de opções sobre o que você pode fazer com seu dinheiro ao longo do tempo.

Ao invés de um plano de sobrevivência, Roberge apoia a construção de um plano que te dê poder financeiro, ou seja, a capacidade de ter liberdade e escolhas sobre como viver sua vida.

"O que acontece se sua saúde piorar? Se você tomar uma má decisão de investimento que lhe custará? Se o custo de vida simplesmente exceder o que você planejou gastar anualmente?", questiona o planejador.

Se você deseja se aposentar mais cedo, construa um plano realista para isso. 

"Isso significa que não presumimos que eles serão capazes de gastar metade do que gastam agora quando se aposentarem, ou que seu estilo de vida atual será aquele com o qual serão sempre felizes por toda a eternidade."

"Você não é a mesma pessoa que era há cinco anos e é muito improvável que seja a mesma pessoa que é hoje daqui a 10, 15 ou 20 anos. Não se prenda a escolhas de estilo de vida agora que você poderá achar insatisfatórias no futuro", diz Eric Roberge.

2- Economize uma grande porcentagem de sua renda

Como ter poder financeiro para apoiar um plano que lhe permita se aposentar mais cedo sem se limitar?

Simples. "Você contribui com uma quantia significativa de sua renda anual atual para investimentos de longo prazo para aumentar a riqueza ao longo do tempo", diz Roberge

Ele está falando de economizar no mínimo 30% de sua renda bruta a cada ano.

"Realisticamente, esse número provavelmente precisa estar mais próximo de 40% ou até 50% se você quiser se aposentar aos 40 ou 50 anos. (Lembre-se de que a idade “normal” de aposentadoria é 67 anos, então chegar aos 50 anos ainda é cedo!)", escreve para o Insider.

Ele admite que sim, isso é muito dinheiro e que não é possível para todos. 

"Mas é necessária uma taxa de poupança agressiva para a reforma antecipada porque a perda de rendimento por não trabalhar faz uma enorme diferença nos resultados financeiros ao longo do tempo", argumenta.

"Trabalhar mais cinco anos pode significar ter centenas de milhares de ativos a mais no final da vida", escreve. Por isso, é comum o caso de pessoas que se arrependem de se aposentar mais cedo.

"Quando você começa a falar em encurtar sua carreira profissional em 10 a 20 anos, isso significa que seu plano de aposentadoria terá que fazer muito trabalho pesado para sustentar seus gastos – mesmo que você gaste relativamente pouco ou muito menos do que gastou enquanto trabalhava", escreve.

Por isso, Roberge procura garantir que os clientes entendam que mesmo que tenham um controle rígido de seu fluxo de caixa (e economizem muito), não obter renda tem um grande impacto sobre quanto eles terão no futuro nos últimos anos. 

Se o seu objetivo é se aposentar cedo, poupar 10% a 15% do seu rendimento simplesmente não o levará ao objetivo, diz. "Quanto mais cedo você quiser se aposentar, mais agressivamente precisará economizar agora."

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

3- Entenda o 'porquê' por trás do seu objetivo

Para Roberge, a primeira coisa em um plano de aposentadoria é definir seu "porquê". 

"Você pode usar seu dinheiro para criar felicidade em sua vida, mas somente se seus objetivos financeiros estiverem alinhados com seus valores e com o que é mais importante para você. Para fazer isso, você precisa primeiro saber quais são esses valores e prioridades", escreve.

"A aposentadoria precoce pode ser uma grande meta quando usada como um caminho para algo importante para você. No entanto, pode não ser tudo o que você esperava se estiver tentando se aposentar mais cedo só porque odeia seu trabalho".

Por isso, antes de definir uma meta financeira tão grande, como se aposentar precocemente, o planejador financeiro aconselha primeiro "verificar sua mentalidade e considerar quais sentimentos parecem constantes em sua vida, independentemente das circunstâncias". 

"Você consegue pensar em uma época em que pensou: “Se ao menos X fosse diferente, eu seria feliz” – mas então X mudou e você ainda sentia o mesmo?", indaga. 

"Esta é uma experiência muito humana e não há nada de errado aqui. Mas é importante reconhecer esta tendência e perceber que a grama nem sempre é mais verde do outro lado."

É por isso que o planejador diz que passa tanto tempo conversando sobre valores e prioridades com seus clientes. O mesmo acontece em uma primeira reunião com um consultor de investimentos.

"É claro que abordamos os números também, mas um bom planejamento financeiro vai muito além de planilhas e projeções", diz Roberge.

"Compreender o porquê e o propósito por trás de suas ações é uma peça crítica do quebra-cabeça. Seus valores são a força motriz que molda e informa metas que serão realmente satisfatórias de serem alcançadas", conclui.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.