Você teme ficar sem dinheiro na aposentadoria? 

Segundo estudo da Allianz, 77% das pessoas com 40 anos ou mais disseram que viver além do que o dinheiro destinado para a aposentadoria era uma preocupação. Entre os casados, com filhos, o número sobe para 82%.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A preocupação de ficar sem dinheiro na aposentadoria é compreensível, afinal, não sabemos quanto tempo viveremos, quais serão exatamente nossos custos futuros e o que podemos esperar do retorno dos nossos investimentos.

A aposentadoria é um grande passo e várias questões financeiras e emocionais estão envolvidas.

Será que poderei gastar com segurança todos os meses? Ou o mais importante: terei dinheiro suficiente para o resto da minha vida?

Não dá para garantir que você não ficará sem dinheiro na aposentadoria, no entanto, o planejamento adequado pode reduzir os risco de não ter dinheiro suficiente para a melhor idade.

Se você sabe que o dinheiro que receberá da Previdência Social não será suficiente, comece a se planejar financeiramente desde já para garantir um futuro confortável.

Para te ajudar, aqui estão 11 maneiras de aumentar as chances de seu dinheiro durar na aposentadoria. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

1. Mantenha uma taxa de gastos sustentável

O planejamento da aposentadoria precisa levar em consideração os gastos futuros e a quantia de dinheiro que precisa ter acumulado para que retorne o suficiente para sustentar o estilo de vida pretendido.

Para fazer o dinheiro durar mais, procure manter ao mínimo as despesas essenciais e obrigatórias. Isso não significa cortar todo o resto. 

No entanto, há uma grande diferença entre gastar sem planejamento por impulso e se programar para tal.

Diferentes taxas de gastos podem afetar a duração do seu dinheiro. 

Certifique-se de que sua taxa de gastos seja sustentável. Como regra geral, a taxa de saque real pode variar entre 3% e 5% de suas economias totais no primeiro ano de aposentadoria.

No entanto, isso depende da sua idade, de quanto poupou, se tem outras fontes de renda, quanto você espera deixar seus herdeiros e qual é o seu estado de saúde.

Um consultor de investimentos pode te ajudar nesse planejamento, bem como revisar periodicamente sua estratégia e ajustá-la conforme necessário.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

2. Não dependência apenas do INSS

Embora o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seja uma fonte de renda na aposentadoria, ele pode não ser suficiente para sustentar seu estilo de vida desejado. 

Portanto, é essencial complementar sua previdência social com outras formas de renda, como planos de previdência privada e investimentos.

Quem trabalha com carteira assinada ou é servidor público já está automaticamente vinculado a algum regime de Previdência Social.

Para os autônomos, é possível fugir da contribuição. No entanto, isso não significa que deva descartar o INSS. 

Para quem ganha até o teto, a Previdência Social pode ser bastante vantajosa, uma vez que o valor de contribuição é baixo em relação ao valor que pode conseguir lá na frente.

Além disso, garantem uma série de outros benefícios que funcionam como seguros: auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade e pensão por morte, por exemplo.

No entanto, nunca dependa só do INSS para sua aposentadoria. Veja a previdência social como um complemento para sua renda passiva.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

3. Considere uma previdência privada

A previdência privada oferece soluções de investimento para a aposentadoria e planejamento tributário, pois contam com incentivos fiscais. No entanto, a escolha de um plano requer atenção.

Verifique qual é a gestora, o histórico de rentabilidade do fundo no longo prazo e a estratégia de investimento utilizada.

Além disso, escolha planos em que não haja cobrança de taxa de carregamento e fique de olho nas regras dos PGBL e VGBL para aproveitar corretamente os incentivos tributários.

Ter uma parcela do seu patrimônio para a aposentadoria em um plano de previdência privada pode ajudar a trazer uma tranquilidade a mais durante a aposentadoria. 

Converse com um consultor de investimentos para ver se faz sentido para o seu caso e quanto alocar em previdência privada.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

4. Tenha um plano de gastos para aposentadoria

Um plano de gastos é uma forma de garantir que você tenha dinheiro para fazer as coisas mais importantes para você, como viagens prolongadas, compras ou saídas com amigos. 

Um consultor de investimentos pode te ajudar a determinar a quantia necessária para apoiar a aposentadoria dos seus sonhos e montar uma carteira que possa oferecer esses retornos, conforme sua tolerância ao risco.

5. Minimizar estrategicamente os impostos 

Mais importante de quanto de renda de aposentadoria você tem, é quanto dela você consegue manter depois de taxas, inflação e impostos.

O consultor de investimentos também pode auxiliar com o planejamento tributário para evitar pagar mais do que deve e evitar a sobretaxa sobre os rendimentos de investimentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

6. Deixe seus investimentos trabalharem um pouco mais para você 

Se aposentar antecipadamente pode ser um erro quando não se tem um bom planejamento.

Alguns anos a mais se beneficiando dos juros compostos pode elevar seu patrimônio total, trazendo mais tranquilidade financeira na hora de viver de renda.

Ao se aproximar da aposentadoria, alguns investidores tendem a agir com uma cautela excessiva, alocando todo seu dinheiro em investimentos de menor risco e também de menor rendimento.

No entanto, para uma uma aposentadoria de 30 anos, um portfólio composto apenas por renda fixa mal consegue acompanhar a inflação ou o aumento dos custos de saúde.

Por isso, é importante ter ao seu lado um profissional experiente, que monte a melhor alocação de ativos para seus objetivos, levando em consideração seu perfil e necessidades individuais.

O consultor poderá te dizer quanto tempo a mais seu dinheiro deveria ficar rendendo e quando é a hora de fazer um reajuste na carteira.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

7. Não ignore a inflação

A inflação é capaz de colocar em risco a sua aposentadoria, afinal, muitas coisas que você compra ficarão mais caras com o tempo.

Esse aumento dos preços pode reduzir significativamente o seu poder de compra.

Mesmo um aumento pequeno como 2% na inflação pode ter um impacto considerável, reduzindo o poder de compra de 1 milhão de dólares para 603.465 dólares ao longo de 25 anos.

Um plano que considere os retornos reais o ajudará a evitar ficar sem dinheiro na aposentadoria.

8. Faça escolhas mais saudáveis ​​agora

Ser saudável não é barato, mas ficar doente é ainda mais caro. Optar por escolhas mais saudáveis ​​hoje pode reduzir seus custos diretos com saúde na aposentadoria.

Quando na aposentadoria, continue com esses hábitos saudáveis para ajudá-lo a aumentar sua saúde à medida que envelhece.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

9. Tenha seguros

Você pode até ter pensar agora que seguro é jogar dinheiro fora, mas essa mentalidade vai mudar quando pensar em precisar de um.

Um seguro de vida pode oferecer proteção financeira adicional para sua família em caso de falecimento prematuro, garantindo que eles tenham recursos para cobrir despesas e manter seu padrão de vida.

As apólices de seguro geralmente são renovadas anualmente. À medida em que suas reservas para a aposentadoria forem crescendo, o valor segurado da apólice pode ir diminuindo.

Outro seguro importante é o seguro saúde, afinal, os cuidados de longo prazo são caros e as doenças costumam se manifestar à medida que envelhecemos.

Os seguros são formas de proteção que você não quer usar, mas que farão enorme diferença caso precise.

10. Faça investimentos inteligentes

Investir para a aposentadoria de forma inteligente é a principal maneira de fazer seu dinheiro durar.

Você pode achar que investir no mercado de ações é arriscado, que não tem o conhecimento ou tempo suficiente para acompanhar os investimentos, mas para isso existem os consultores de investimentos.

O acompanhamento por um profissional qualificado reduzirá suas chances de ficar sem dinheiro à medida que envelhece.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

11. Siga seu plano e revise-o regularmente

O conselho mais importante de todos é ter um plano de aposentadoria com o qual você se sinta confortável. Dessa forma, você terá mais chances de manter o curso.

O consultor de investimentos irá montar uma estratégia individual para potencializar as chances de atingir seus objetivos.

Além disso, ele vai acompanhá-lo nesse processo de aposentadoria e sugerir quaisquer mudanças no portfólio para que os seus investimentos continuem a contribuir para o seu bem-estar financeiro, agora e no futuro. 

Não tenha medo de ficar sem dinheiro na aposentadoria. Consulte um consultor de investimentos e inicie o seu planejamento.

Informe o DDD + 9 dígitos