Um documento de trabalho intitulado “Crypto Wash Trading” do National Bureau of Economic Research (NBER) descobriu que cerca de 70% do volume dentro das plataformas cripto são wash trades.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O wash trading é uma prática fraudulenta que alguns traders e empresas de cripto podem usar para aumentar os preços, enganar os investidores e fazer a negociação parecer mais líquida. 

O artigo estudou 29 exchanges não regulamentadas sugerindo que a maioria das negociações nessas plataformas é fraudulenta.

Os autores descobriram que o wash trading estava praticamente ausente nas exchanges de criptomoedas regulamentadas, mas representava uma média de 77,5% do volume negociado nas exchanges não regulamentadas. 

As exchanges não regulamentadas de nível 1 tiveram uma proporção ligeiramente menor de wash trades em 61,8% das transações, em comparação com 86,2% das transações não regulamentadas de nível 2. 

Os pesquisadores descobriram que em doze “bolsas de nível 2” o volume de wash trading chegava a 80% do volume total de transações. 

Os pesquisadores escreveram:

Essas estimativas se traduzem em operações de wash trading de mais de 4,5 trilhões de dólares em mercados à vista e mais de 1,5 trilhão de dólares em mercados de derivativos apenas no primeiro trimestre de 2020.

Para a Binance, a maior bolsa de criptomoedas do mundo em volume de negociação e uma bolsa de nível 1 não regulamentada no estudo, a lavagem de negociação foi estimada em 46,4% de todas as transações. 

"A Binance não se envolve ou tolera o wash trading, o que é uma violação de nossos termos de uso, nem nunca o fez", disse um porta-voz da bolsa ao Insider.

"A Binance tem uma equipe de vigilância de mercado dedicada que é responsável por revisar a vigilância relacionada a comportamento potencialmente abusivo e/ou manipulador, incluindo operações de lavagem e manipulação de preços comerciais."

A KuCoin, outra das cinco principais exchanges de criptomoedas de acordo com a CoinMarketCap, foi estimada em 52,9% de suas transações consistindo em wash trades. 

Um porta-voz da bolsa disse ao Insider que a KuCoin não se envolveu em wash trading.

O jornal também encontrou um maior incidente de wash trading nas poucas semanas depois que o mercado de criptomoedas obteve retornos positivos ou experimentou uma queda na volatilidade. 

"Aumentos de preços podem chamar a atenção dos investidores de varejo e encorajar a especulação. Portanto, as trocas de criptomoedas são incentivadas a aumentar os volumes para disputar uma classificação melhor e mais clientes."

Não há como identificar verdadeiramente uma operação de lavagem a menos que você tenha acesso aos dados da conta, que normalmente estão disponíveis apenas para as próprias bolsas, de acordo com Martin Leinweber, especialista em produtos de ativos digitais da MarketVector Indexes. 

As conclusões do estudo, no entanto, dão uma ideia de quão importante é a regulamentação na indústria, disse ele.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quão ruim é isso para a indústria de criptomoedas?

Os especialistas hesitam em dizer que isso pode levar ao crash que Mark Cuban imaginou, embora o risco de outra grande exchange cripto cair por causa de comportamento fraudulento seja certamente possível, disse Timothy Cradle, diretor de assuntos regulatórios da Blockchain Intelligence.

"Eu luto para concordar ou discordar disso", disse Cradle. "Eu acharia difícil ver uma indústria complexa afundar completamente por causa de um tipo de fraude ou manipulação."

“Não vejo risco de uma queda repentina, pois os investidores já estão migrando para bolsas melhores”, acrescentou Leinweber, apontando o êxodo de traders de criptomoedas para as bolsas de nível 1, que normalmente têm melhores classificações externas e são mais compatíveis com a regulamentação. 

Por que os reguladores não estão prestando mais atenção?

Um problema pode ser que a estrutura legal para regulamentação de criptomoedas seja atualmente ambígua. 

Por exemplo, muitos na indústria alegaram que as criptomoedas são commodities, não títulos. 

Mas essa definição coloca a criptomoeda em uma brecha regulatória, já que não há supervisão federal sobre o mercado à vista de commodities da mesma forma que existe para o mercado futuro .

“Estamos nessa situação estranha em que tanto a CFTC quanto a SEC ainda não decidiram o que é criptomoeda, e a questão é quem realmente vai investigá-la e por quê”, disse Cradle. 

Outros criticaram a abordagem de regulamentação da CFTC e da SEC. O chefe da SEC, Gary Gensler, disse anteriormente que os EUA têm uma estrutura regulatória para empresas de criptomoedas, mas muitas não estão em conformidade , disse ele, pedindo às exchanges que "entrem e conversem". 

Leinweber especulou que os reguladores podem precisar de uma estratégia mais abrangente se quiserem realmente reprimir o wash trading. 

"Para governar essas bolsas, você deve ter uma estratégia global. Caso contrário, a arbitragem regulatória sempre existiria", disse ele. "Eu prevejo que haverá mais regulamentação. Mas o que realmente precisamos é de uma regulamentação inteligente." 

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.