Warren Buffett é conhecido por ser um dos investidores mais bem-sucedidos do mundo, mas o presidente e CEO da Berkshire Hathaway (BERK34) credita seu sucesso a três pessoas em especial.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“Tive muita sorte com os professores que encontrei”, disse Buffett à Forbes. Ele também contou quem foram seus maiores professores: seu pai, Howard Buffett, sua falecida primeira esposa, Susan Buffett, e seu mentor, Benjamin Graham.

1. Howard H. Buffett

Buffett disse à Forbes que seu professor número um foi seu pai, Howard Homan Buffett.

“O melhor conselho que já recebi foi do meu pai, que me disse que foram necessários 20 anos para construir uma reputação e 20 minutos para perdê-la”, diz Buffett: “E se você se lembrar disso, fará as coisas de maneira diferente. ”

O pai de Buffett também lhe apresentou seu amor pelos livros e pelos investimentos.

“Acontece que meu pai trabalhava no ramo de investimentos, então quando eu ia almoçar com ele aos sábados, ou quando fosse, eu pegava os livros em seu escritório e começava a ler”, diz Buffett.

“Se ele fosse vendedor de sapatos, eu poderia ser vendedor de sapatos agora”, acrescenta Buffett.

No documentário da HBO “Becoming Warren Buffett ”, ele conta que seu pai era afetuoso e inspirador.

“O melhor presente que já recebi foi ter o pai que tive quando nasci”, diz Buffett.

2.Susan Buffett

O segundo grande professor que Buffett revela é sua primeira esposa, Susan Buffett, que, segundo ele, lhe ensinou muito na área de investimentos.

Em "Becoming Warren Buffett”, ele atribui a Susan sua tentativa de se abrir emocionalmente para o mundo.

“Eu era uma pessoa desequilibrada. Ela me recompôs”, diz ele.

Os dois foram casados ​​até a morte de Susan em 2004. Antes disso, ela era a 17ª mulher mais rica do mundo, era diretora da Berkshire Hathaway e atuou como presidente da Fundação Buffett.

“É realmente uma grande vantagem, do ponto de vista pessoal, ter um parceiro maravilhoso, diz Buffett. “Isso é verdade no casamento [...] essa é a decisão mais importante que você toma.”

Embora você possa não ter escolha para determinar como nasceu e foi criado, “você tem algo a dizer sobre com quem se casará”, acrescenta ele.

“A pessoa com quem você se casa, que é a parceria definitiva, é extremamente importante para determinar a felicidade e o sucesso da sua vida e eu tive sorte nesse aspecto”, diz Buffett.

“É muito mais divertido conseguir coisas na vida com um parceiro, não há dúvida disso.”

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

3. Benjamim Graham 

O terceiro na lista de “maiores professores” de Buffett é Benjamin Graham, o pai do investimento em valor e um dos professores de Buffett na Columbia Business School.

“Ben Graham foi certamente o homem que me colocou no caminho que funciona há muitos anos”, diz Buffett.

Aos 19 anos, Buffett comprou acidentalmente “ O Investidor Inteligente ” do investidor Benjamin Graham, que mais tarde se tornaria o herói e mentor de Buffett. 

Buffett releu o livro de Graham cerca de meia dúzia de vezes, diz ele, inspirando a filosofia e a estratégia de investimento de Buffett até hoje.

“Ben era um professor incrível”, contou Buffett no documentário da HBO “Becoming Warren Buffett ”. “Ele era natural e atraiu a todos nós. Isso moldou minha vida profissional.”

Foi Graham quem lhe ensinou “as duas regras de investimento” que Buffett seguiu ao longo de sua carreira de enorme sucesso. 

“Regra número um: nunca perca dinheiro”, disse Buffett. “Regra número dois: nunca esqueça a regra número um.”

Conselho para os jovens

Se Buffett ensinasse um princípio aos jovens, isso também não teria nada a ver com dinheiro ou negócios, disse ele. Seria concentrar-se no seu “score interno”, e não no externo.

Em outras palavras, concentre-se em fazer as coisas certas e tratar bem as pessoas, em vez de se concentrar no que as outras pessoas pensam de você.

Priorizar seu “score interno” funcionou para o bilionário que se fez sozinho. Como Peter Kunhardt, codiretor de “Becoming Warren Buffett”, disse à CNBC: 

“Warren acredita que a honestidade valeu a pena do ponto de vista empresarial muito mais do que ser desprezível ou desonesto. Ele sempre seguiu o caminho certo, e isso rendeu bem.”

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.