Para o investidor bilionário Ray Dalio, para ter sucesso, você precisa ser bom em tomar decisões e tolerar estar errado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O fundador da Bridgewater Associates, um dos maiores e mais bem-sucedidos fundos de hedge do mundo, é considerado um mentor para várias áreas.

Ao longo de seus mais de 50 anos de carreira, é autor de vários livros educacionais sobre sucesso na vida, trabalho e investimentos.

Foram esses "Princípios" de Ray Dalio que o guiaram durante seus anos no mercado financeiro e o tornaram um dos maiores investidores de todos os tempos.

A CNBC fez uma retrospectiva dos quatro principais conselhos de carreira que Dalio adotou ao longo de sua trajetória:

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

1. Pratique uma mente aberta radical

Para ter sucesso em seu trabalho, você precisa ser bom em tomar decisões, e isso requer uma mente aberta radical, escreve Dalio em seu livro Princípios para a Vida e Trabalho.

A mente aberta radical é a capacidade de analisar diferentes pontos de vista sem deixar seu ego atrapalhar.

Antes de tomar uma decisão, você deve sempre considerar a possibilidade de estar errado, escreve ele. 

Na verdade, Dalio procura pessoas que possam discordar dele para que ele possa entender seu raciocínio. 

É só depois de analisar todos os pontos de vista e informações relevantes que ele toma uma decisão.

“Quanto mais mente aberta você for, menor a probabilidade de enganar a si mesmo – e mais provável é que os outros lhe dêem feedback honesto”, escreve.

2. Trabalhe em uma ‘meritocracia de ideias’

Os locais de trabalho mais satisfatórios são “meritocracias de ideias”, escreve Dalio. São ambientes onde as melhores ideias vencem, não importa de quem sejam.

“Os relacionamentos mais significativos são alcançados quando você e os outros podem falar abertamente um com o outro sobre tudo o que é importante, aprender juntos e entender a necessidade de responsabilizar um ao outro para ser o melhor possível”, diz.  

Para que uma “meritocracia de ideias” funcione, as divergências internas precisam ser construtivas e respeitosas. Você não deve ser desonesto ou falar mal de seus colegas.

“Todos na meritocracia da ideia devem permanecer calmos e respeitosos com o processo”, escreve Dalio.

“Nunca é aceitável ficar chateado se a meritocracia da ideia não produzir a decisão que você queria pessoalmente.”

3. Cuidado com os ‘faladores rápidos’

“As pessoas que falam rápido são pessoas que dizem as coisas de forma articulada e assertiva mais rápido do que podem ser avaliadas como uma forma de empurrar sua agenda para além do exame ou das objeções de outras pessoas”, escreve Dalio.

Não se deixe intimidar por essas pessoas, diz Dalio. Você tem a “responsabilidade de dar sentido às coisas” para si mesmo, em vez de fingir que entende o que um falador rápido pode estar dizendo.  

“Se você estiver se sentindo pressionado, diga algo como ‘Desculpe, mas vou precisar desacelerar você para entender o que você está dizendo’”, escreve Dalio. “Então faça suas perguntas. Todas elas.”

4. Aprenda com seus erros

“Todo mundo comete erros. A principal diferença é que as pessoas bem-sucedidas aprendem com eles e as malsucedidas não”, escreve Dalio.

Meus erros dolorosos me mudaram de uma perspectiva de ‘eu sei que estou certo’ para uma de ‘como eu sei que estou certo?’ Eles me deram a humildade que eu precisava para equilibrar minha audácia.”

Mesmo quando é difícil, é importante se esforçar para aprender. “Se você não pode tolerar estar errado, você não vai crescer, você vai fazer você e todos ao seu redor infelizes.”

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.