Existem três maneiras pelas quais a economia pode funcionar em 2024, de acordo com o diretor de investimentos do Morgan Stanley. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A economia poderá assistir a uma aterrissagem suave com crescimento fraco, a uma aterrissagem suave com crescimento crescente ou a uma recessão.

“A distribuição de probabilidade entre estes resultados é equilibrada, mas cada um tem diferentes implicações de investimento”, escreveu Mike Wilson em uma nota na segunda-feira, obtida pelo Business Insider.

Para cada uma destas, ele ofereceu um manual para você navegar no mercado de ações este ano.

Veja o que fazer em cada cenário:

1- Aterrissagem suave com crescimento fraco

Um cenário esperado para a economia, especialmente a norte-americana, é uma aterrissagem suave com crescimento fraco, o que significa que os investidores devem estudar ações individuais em vez de tendências mais amplas do mercado, segundo Wilson.

Para ele, os setores defensivos (como os serviços públicos) e os cíclicos teriam um desempenho superior neste cenário, juntamente com ações menos voláteis, como as grandes capitalizações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

2-  Aterrissagem suave com crescimento crescente

Outro resultado possível para Wilson é uma aterragem suave com uma reaceleração da economia, em 2024. 

Este é o cenário otimista e ganhou probabilidade após a reunião do Fed em dezembro, observou.

“Esta configuração poderá, em última análise, levar a outro aumento nas taxas, mas isso ainda pode ser um risco se o crescimento estiver melhorando (os retornos das ações são fortes quando os ISMs (Information Security Management System) e as taxas aumentam em conjunto)”, observou ele.

Neste universo, as indústrias cíclicas e economicamente sensíveis (como restaurantes e lazer) também teriam um bom desempenho.

3- Recessão

Para finalizar, ainda há a perspectiva mais pessimista: uma recessão.

“Nossos economistas estimam as chances de uma aterrissagem brusca em 30% nos próximos 12 meses, o que está em grande parte alinhado com as expectativas dos compradores do nosso diálogo”, disse Wilson.

Normalmente, quando a economia despenca, as ações defensivas apresentam bom desempenho, como saúde e serviços públicos. 

Este é também um cenário em que as ações de grande capitalização, que são mais estáveis, apresentam desempenho superior às de pequena capitalização, acrescenta.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O Business Insider salienta que o Morgan Stanley tem estado entre as vozes menos otimistas em Wall Street e manteve a sua previsão para o S&P 500 que termina este ano em 4.500. Já outros indicam um aumento acima dos 5.000.

Do outro lado estão especialistas de mercado como Gary Shilling, que afirmaram que a recessão já está em curso e que o S&P 500 poderá cair 30%. 

Outros, como Kevin O'Leary, estão mais esperançosos, apostando em 50% de probabilidade de os EUA evitarem uma recessão.

Não temos como prever o mercado, mas há maneiras de gerenciar os riscos com uma carteira bem alocada e diversificada.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.