Tom Hayes é tido como o líder de uma conspiração global com funcionários de dez outros bancos e corretoras para fraudar a Taxa Interbancária de Londres (Libor).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O ex-operador do Citigroup e do UBS, foi considerado culpado no escândalo de manipulação de taxas e  foi condenado a 14 anos de prisão – reduzida para 11 anos após recurso,  em 2015.

Sua condenação é uma das mais duras impostas por crimes de colarinho branco na história do Reino Unido.

No seu depoimento, Hayes fez questão de se retratar como parte de um sistema mais amplo de irregularidades no sistema bancário.

"Agi com total transparência para com os meus empregadores. Os meus gestores sabiam, o gestor do meu gestor sabia. Em alguns casos, o CEO [executivo-chefe] estava ciente disso", disse Hayes ao tribunal.

Recentemente, Tom Hayes, teve o seu recurso rejeitado pelo tribunal. Ele disse que “não desiste” e prometeu continuar a sua batalha de quase 10 anos para limpar o seu nome.

Conheça mais do trader condenado por fraudar a Libor no escândalo de manipulação de taxas em 2012.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quem é Tom Hayes

Tom Hayes é um ex-comerciante do UBS e do Citigroup condenado por manipular desonestamente a London Interbank Offered Rate (Libor), extinta taxa que deveria representar o custo dos empréstimos entre os bancos.

Vida e carreira

Tom Alexander William Hayes nasceu em outubro de 1979  no oeste de Londres, filho de Nicholas e Sandra Hayes.

Depois que seus pais se divorciaram, ele se mudou com sua mãe para Winchester.

Durante as férias de verão da universidade, trabalhou na cozinha de um restaurante.

Hayes se formou em matemática e engenharia pela Universidade de Nottingham.

Em 2001, depois de estagiar no UBS, ingressou no programa de trainees do Royal Bank of Scotland, no balcão de derivativos de taxas de juros.

Em 2004, foi contratado pelo Royal Bank of Canada (RBC). Depois de dois anos, se mudou para o UBS.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Foi no escritório do UBS em Tóquio que, como  operador de swap de taxas de juros de ienes,Tom Hayes começou a fazer negociações envolvendo as diferenças entre a taxa Libor e as taxas de juros japonesas.

Segundo a imprensa londrina, Hayes recebeu £ 1,3 milhão por pouco mais de três anos de trabalho no UBS, mas ficou frustrado ao acreditar que o banco estava descumprindo um acordo sobre seu salário.

Ele assumiu um cargo semelhante no Citigroup, em 2009, onde recebeu £ 3,5 milhões pelos nove meses em que trabalhou lá, antes de ser demitido em setembro de 2010 por acusações de manipulação da taxa Libor.

Entre 2006 e 2010, os procuradores alegaram que Hayes, juntamente com outros, tinha concordado em manipular a Libor para promover os seus próprios interesses comerciais e os lucros do banco para o qual trabalhava.

Durante o julgamento ele disse que não agiu desonestamente e que seus métodos de negociação eram uma prática comum nos bancos onde trabalhava e que os seus superiores estavam cientes.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Hayes foi descrito no seu julgamento no Tribunal da Coroa de Southwark como o "chefe" no centro de uma enorme fraude para manipular as taxas de juro de referência e aumentar os seus próprios ganhos.

Em 11 de dezembro de 2012, Hayes foi preso pelas autoridades britânicas e, em 19 de dezembro, foi acusado pelos Estados Unidos pelo mesmo crime. 

Em agosto de 2015, Hayes foi condenado a quatorze anos de prisão. Ela passou cinco anos e meio na prisão antes de ser libertado sob licença em 2021.

Ele foi uma das 19 pessoas processadas por manipulação e uma das nove condenadas.

Em seu mais recente recurso, o tribunal do Reino Unido manteve a condenação de Tom Hayes.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.