Você tem a mentalidade certa para uma aposentadoria segura e feliz? Ter o mindset correto pode ajudá-lo a ser proativo e se preparar melhor para uma das transições mais significativas da vida.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quando uma pessoa se aposenta, ela acredita que está à beira de um dos maiores acontecimentos de sua vida. Isso pode representar o acesso total para seguir seus sonhos e interesses. 

Seja brincar com os netos, viajar pelo mundo ou até mesmo morar no exterior.

Para que esse seja um momento mágico, seus preparativos emocionais para a aposentadoria são tão importantes quanto os financeiros. 

Você pode ser um excelente poupador, mas isso não significa que esteja pronto para viver de suas economias.

As emoções podem influenciar seu modo de agir depois que você se aposentar. 

Pode haver uma onda inicial de euforia e uma sensação de liberdade recém-descoberta, ou um sentimento de incerteza, que às vezes acompanham uma grande mudança no estilo de vida.

Para alguns, a aposentadoria pode se tornar um desafio mental. De acordo com um estudo, 28% da população aposentada luta contra a depressão.

Como alguém passa do sentimento de sucesso e realização para a depressão ou desilusão? 

Ter a “mentalidade de aposentadoria” adequada pode ser a diferença entre a incerteza e a preocupação à medida que envelhecemos versus ter aquela sensação de liberdade para criar memórias novas e emocionantes durante nossos anos dourados.

A mentalidade certa para uma aposentadoria incrível

Uma mentalidade adequada para a aposentadoria é uma mentalidade de planejamento. 

Com ela você está mais focado no processo e em fazer mudanças incrementais e menos preocupado em ter uma solução imediata para todos os seus problemas.

A prestadora de serviços financeiros Wells Fargo define 4 componentes de uma mentalidade de planejamento. 

Veja quantos deles se aplicam a você:

  1. Você é capaz de trabalhar diligentemente em direção a uma meta de longo prazo
  2. Nos últimos seis meses, você definiu e alcançou uma meta ou conjunto de metas para sustentar sua vida na aposentadoria
  3. Você prefere economizar agora para garantir uma vida melhor na aposentadoria
  4. Você se sente melhor por ter suas finanças planejadas nos próximos 1-2 anos

A pesquisa sugere que apenas 35% dos trabalhadores têm uma mentalidade de planejamento. 

Se você ainda não tem essa mentalidade, pode desenvolver e se tornar um planejador.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Mentalidade de planejamento: a chave para uma aposentadoria feliz

A Wells Fargo descobriu que os trabalhadores com uma mentalidade de planejamento se sentiam significativamente melhor do que os outros sobre a vida, a aposentadoria e seu futuro. 

Além disso, uma mentalidade de planejamento é um poderoso preditor de resultados financeiros positivos e bem-estar pessoal, independentemente dos níveis de renda. 

Segundo o estudo, aqueles com uma mentalidade de planejamento se sentem muito melhor em relação às suas finanças. Eles são:

  • 2 vezes mais satisfeito com sua vida financeira geral
  • 2 vezes mais confiantes de que economizaram o suficiente para a aposentadoria
  • 2,5 vezes mais chances de ter um forte senso de controle sobre sua situação de dívida
  • 5 vezes mais preparado para lidar com o inesperado
  • 5 vezes mais chances de ter um plano de longo prazo com metas abrangentes

3 Passos para uma aposentadoria incrível

Planejar a aposentadoria passa por economizar e fazer investimentos inteligentes que irão lhe render renda passiva, mas também em moldar sua mentalidade financeira para essa fase.

Aqui estão 3 coisas que vão te ajudar nesse processo:

1. Aceite que as regras do jogo mudaram

Durante a maior parte da idade adulta, estamos na fase de acumulação do patrimônio. 

Desde que comece cedo, o tempo está do seu lado.

Ao contar com uma boa estratégia de investimentos, é o período de tirar vantagem dos mercados em baixa comprando mais e ver sua riqueza aumentar.

No entanto, à medida que a transição para a aposentadoria se aproxima, seu foco precisa mudar de acumulação para preservação e distribuição. 

Existem estratégias diferentes para isso. Fazer essa mudança na sua carteira é necessário para garantir sua liberdade de fazer escolhas na aposentadoria.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

2. Perceba que a vida não está mais no piloto automático

Uma base sólida para a aposentadoria deve incluir um plano para a renda, investimentos, impostos, assistência médica e legado. 

Para muitos, essas cinco partes da vida financeira provavelmente estavam no piloto automático de alguma forma durante os anos de trabalho.

Sabe aquela crença de que a aposentadoria está longe? Pois é, mas ela não está.

Qual tem sido seu plano de aposentadoria até este ponto? 

Você se preocupa com um planejamento tributário? Muitas vezes você está pagando imposto desnecessariamente. Saiba que com o aconselhamento correto, você pode diminuir os custos dos seus investimentos dentro da Lei.

E o seu planejamento sucessório? Infelizmente, é comum postergar essas decisões.

Em vez de deixar o vento levar, assuma as rédeas da sua aposentadoria e se comprometa a ser um participante ativo na criação de um plano personalizado que considere todas essas cinco partes. 

Entenda sua própria capacidade e desejo de criar essas estratégias por conta própria ou chame os serviços de um consultor de investimentos. 

Seja como for, a mentalidade de planejamento exige que se comprometa a agir agora.

3. Contrate um Especialista 

Uma vez que o planejamento da aposentadoria envolve diferentes frentes, é importante considerar contratar um consultor de investimentos.

Trabalhar com um especialista pode ser importante nesta fase da vida, assim como cuidar da saúde à medida que envelhecemos. 

Quando somos jovens e saudáveis, recorrer ao médico de família costuma ser suficiente. 

No entanto, à medida que envelhecemos, começamos a confiar cada vez mais em vários especialistas para problemas como costas, joelhos, coração. 

Você pode ser o médico da família quando está iniciando seus investimentos, mas chega um momento em que sua saúde financeira vai ditar a necessidade de um especialista.

Além de traçar o melhor plano para a sua aposentadoria, o consultor de investimentos também pode te ajudar a encontrar essa mentalidade de aposentadoria para que você possa viver um futuro financeiro incrível!

Informe o DDD + 9 dígitos