No mês de junho, as ações da Saraiva (SLED4) tiveram um desempenho notável na bolsa brasileira, apresentando uma impressionante valorização.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em seguida, as empresas Atma Participações, Light e Springs também apresentaram um desempenho sólido, conquistando posições de destaque nesse período.

Todo final de mês, a equipe TheCap faz um levantamento com as empresas mais negociadas na bolsa de valores (B3) e analisa as maiores altas e baixas do período. Esta é a análise para junho de 2023.

Foram consideradas as ações mais negociadas na bolsa e com relevância no índice. Para isso, foram selecionadas empresas com valor de mercado acima de R$ 500 milhões e volume médio negociado acima de R$ 100 mil.

Foram selecionadas 324 empresas por esses critérios. Destas, 263 fecharam no campo positivo, 44 no campo negativo e 17 papéis ficaram sem variação no período.

Qual Ação Investir Hoje? Veja a Melhor Ação de Dividendos com Potencial de Valorização.

Principais Eventos de Junho

No cenário brasileiro, houve destaque para a divulgação da ata do Copom pelo Banco Central (BC).

No relatório, o Comitê ressaltou que as expectativas de inflação tiveram uma redução nas últimas semanas, mas ressaltou que ainda não estão ancoradas, atribuindo parte dessa instabilidade à incerteza sobre possíveis mudanças nas metas de inflação.

Além disso, o mercado acompanhou de perto a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo adotará a meta contínua de inflação a partir de 2025, substituindo o sistema baseado no ano-calendário.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, os investidores estavam atentos à divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2023.

De acordo com a terceira estimativa, o PIB dos Estados Unidos registrou um crescimento de 2,0% nesse período.

O resultado superou as expectativas dos analistas, uma vez que o consenso Refinitiv apontava para um aumento de 1,4%.

Maiores Altas Bovespa

Entre as ações que tiveram as maiores altas da bolsa de valores (B3), com valorização acima de 20% no período, apareceram 56 papéis, incluindo os setores de comércio, energia elétrica, entre outros.

Quem tomou o topo do ranking foi o setor de comércio, com as ações da Saraiva (SLED4). Veja o top 5 do mês:

SiglaEmpresaVariação
SLED4Saraiva PN+179,80%
ATMP3Atma Participações ON+131,18%
LIGT3Light ON+111,11%
SGPS3Springs ON+107,24%
ALPK3Westwing ON+72,73%

Fonte: GuiaInvest

No mês de junho, as ações da Saraiva (SLED4) tiveram um aumento impressionante, registrando um crescimento de 179,80%.

De maneira semelhante, as ações do Light (LIGT3) também experimentaram uma valorização de aproximadamente 111,11% durante o mesmo período.

Em relação à Saraiva, a empresa recentemente recebeu uma correspondência da WNT Gestora de Recursos Ltda., informando que agora detêm 104.524.700 ações ordinárias da companhia.

A quantidade representa uma participação de 28,06% do capital social da empresa, através dos fundos de investimento e carteiras administradas pela WNT.

Maiores Baixas Bovespa

Entre as ações que tiveram as maiores baixas da bolsa de valores (B3), com desvalorização maior do que -15%, apareceram 233 papéis, incluindo o setor de construção civil, comércio, entre outros.

A empresa cujas ações mais desvalorizaram no período foi a Méliuz (CASH3), do setor de programas e serviços. Veja o top 5 do mês:

SiglaEmpresaVariação
CASH3Méliuz ON-12,25%
WLMM4WLM Participações PN-11,46%
MGLU3Magazine Luiza ON-11,32%
ALPA4Alpargatas PN-10,92%
AERI3Aeris ON-10,74%

Fonte: GuiaInvest

Qual Ação Investir Hoje? Veja a Melhor Ação de Dividendos com Potencial de Valorização.

No mês de junho, as ações da Méliuz (CASH3) apresentaram uma tendência de queda, acumulando uma desvalorização de -12,25%.

Nesse mesmo ritmo, as ações da Alpargatas (ALPA4) registraram uma queda de -10,92% ao longo do mesmo período.

As principais perdas nas ações da Alpargatas ocorreram em conjunto com as de varejistas, o que pode indicar uma falta de confiança por parte dos investidores em relação ao futuro da política de juros.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.