Muitos brasileiros estão prolongando suas carreiras e adiando a aposentadoria: desejo ou necessidade?

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ainda há muitos trabalhadores além da idade típica de aposentadoria no mercado de trabalho.

O número de trabalhadores brasileiros com 70 anos de idade ou mais cresceu no último ano, segundo Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio.

A faixa destes trabalhadores no mercado subiu quase 23% em um ano, bem mais do que a média de todas as faixas etárias, que foi de 9%.

Nos Estados Unidos, a tendência é a mesma.

O número de trabalhadores americanos com 80 anos ou mais aumentou desde 1980.

O adiamento da aposentadoria pode ser devido a um desejo próprio ou de uma necessidade de renda.

Os avanços médicos tornaram as pessoas mais capazes de trabalhar por mais tempo e isso pode, inclusive, trazer benefícios à saúde. 

Enquanto alguns idosos estão chegando muito bem aos 70, 80 anos e não pensam em parar, outros querem se aposentar, mas simplesmente não têm dinheiro para isso e se veem obrigados a prolongar suas carreiras.

Avanços na saúde permitem se manter ativo por mais tempo

Os avanços da saúde permitem que as pessoas com mais de 70 anos desfrutem de uma saúde funcional melhor por mais tempo do que no passado.

Como costumam chegar bem a essa idade, muitos optam por permanecer no mercado de trabalho, para iniciar novos negócios ou serem voluntários e se manterem mentalmente estimulados. 

Ou seja, eles não têm mais a obrigação de trabalhar, mas optam por se manterem ativos.

Caso contrário, ficariam entediados sem a sensação de realização e propósito que tínhamos enquanto trabalhavam.

Se manter ativo se mostrou benéfico para a saúde.

Segundo estudo de 2018 publicado pelo Center for Retirement Research "trabalhar mais tempo está associado a menor mortalidade, depressão e risco de diabetes para homens e mulheres".

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Alguns idosos simplesmente não podem se aposentar

Se os avanços na saúde permitiram que os idosos cheguem, em geral, muito bem aos 70, 80 anos, os trabalhadores nessa faixa etária provavelmente pertencem a um dos dois grupos:

O de pessoas que realmente gostam de seu trabalho ou pessoas que não podem ficar sem trabalhar.

A caminhada até a aposentadoria está cada vez mais longa por causa da alta do custo de vida e da carga do envelhecimento da população que recai sobre o sistema previdenciário dos países. 

Algumas pessoas precisam trabalhar porque necessitam de dinheiro, não têm economias suficientes ou gastaram muito.

Outros podem continuar a trabalhar se tiverem obrigações de saúde familiar de alto custo, como um cônjuge com Alzheimer ou um filho ou irmão adulto com deficiência.

Uma pesquisa da AARP com pessoas de 50 anos ou mais descobriu que 42% estão trabalhando na aposentadoria ou acham que precisarão por motivos financeiros. 

E isso é evidenciado pelas taxas de pobreza entre os americanos mais velhos, mais altas do que uma década atrás em 2021. 

A taxa de pobreza para pessoas com pelo menos 65 anos aumentou de 8,9% em 2020 para 10,3% em 2021, de acordo com dados do Census Bureau. A taxa em 2021 é superior aos 8,7% de 2011.

Não dá para depender do Governo para se aposentar.

Para não ter a obrigação de trabalhar e gerar renda ativa durante a velhice, é essencial iniciar o planejamento da aposentadoria desde já.

Se aposentar no Brasil não é um bom negócio. O país ocupa a penúltima posição no ranking global de aposentadoria.

Isso faz com que até os mais ricos se preocupem com a qualidade de vida nos futuro.

Um bom consultor de investimentos pode te ajudar a alcançar seus objetivos financeiros através de um bom plano e boas escolhas no mercado financeiro.

Para saber se o serviço de consultoria de investimentos é para você, responda 5 perguntas rápidas e receba um aconselhamento gratuito.

Informe o DDD + 9 dígitos