Se você quer ganhar mais, vale a pena ter amigos mais ricos que você. Isto porque ser amigo deles é um determinante importante da sua mobilidade econômica, de acordo com dois estudos de Harvard.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Muitos estudos teóricos anteriores já demonstraram como as ligações com indivíduos mais instruídos ou ricos podem ser valiosas para transferir informações, moldar aspirações e fornecer orientação ou referências de emprego.

Motivados por esta literatura, o economista Raj Chetty e sua equipe começaram a medir a conexão entre diferentes tipos de pessoas, centrando-se na ligação econômica: até que ponto as pessoas com NSE baixo e elevado são amigas umas das outras?

Para isso, examinaram as redes sociais de 72,2 milhões de usuários do Facebook com idades entre 25 e 44 anos para criar suas próprias três categorias de “capital social”. 

A primeira é a forma como as pessoas com rendimentos mais baixos estão ligadas às pessoas com rendimentos mais elevados, o que chamam de “ligação econômica”.

O próximo é o que eles chamam de “coesão social”, que basicamente avalia se o grupo de amigos de alguém tem cliques e se os amigos dentro da rede dessa pessoa são amigos em comum. 

A terceira medida é o “engajamento cívico”, que verifica se alguém participa em organizações cívicas, como grupos de voluntários, ou se confia nelas.

Os investigadores descobrem que, dessas três formas de medir o capital social, a única realmente ligada à mobilidade econômica ascendente são as amizades com pessoas de uma classe socioeconômica mais elevada. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Depende muito de onde você mora

Muitos investigadores e decisores políticos levantaram preocupações de que as sociedades em todo o mundo estão fragmentadas e polarizadas, com pouca interacção entre linhas raciais, políticas e de classe.

Além de ser potencialmente preocupante por si só, a falta de interação entre diferentes grupos de pessoas está associada a piores resultados económicos e sociais.

Segundo o estudo, se as crianças com rendimentos mais baixos crescessem em áreas que têm a mesma ligação econômica que os bairros de crianças com rendimentos mais elevados, os seus rendimentos futuros aumentariam em média 20%.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O estudo indica que uma forma de melhorar a mobilidade social é integrar as comunidades de baixos rendimentos com as de rendimentos mais elevados e reverter o isolamento social e a segregação que muitas pessoas em comunidades em dificuldades enfrentam.

Porém há um problema. No geral, os americanos têm-se misturado cada vez menos com pessoas de diferentes contextos econômicos. 

Pesquisas anteriores mostraram que a pandemia tornou ainda mais difícil a mistura de rendimentos cruzados. Um estudo de 2023 realizado por pesquisadores do MIT descobriu que a diversidade econômica dos encontros nas cidades caiu de 15% a 30%.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.