O fundador da FTX e ex-magnata das criptomoedas, Sam Bankman-Fried, foi considerado culpado na quinta-feira (02) por seu papel no colapso da exchange cripto FTX.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Após 15 dias de depoimentos e cerca de quatro horas e meia de deliberações, os jurados o consideraram culpado de todas as sete acusações criminais contra ele. 

O juiz Lewis Kaplan definiu a data da audiência de sentença para 28 de março de 2024. O fundador da FTX pode pegar uma pena máxima de 115 anos de prisão.

Bankman-Fried, filho de 31 anos de dois juristas de Stanford e graduado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, foi considerado culpado de roubar bilhões de dólares de contas pertencentes a clientes de sua exchange de criptomoedas.

Ele também foi considerado culpado de fraudar credores da empresa irmã da FTX, a Alameda Research, conspiração para cometer fraude de títulos e conspiração para cometer fraude em commodities contra investidores da FTX e conspiração para cometer lavagem de dinheiro.

“Sam Bankman-Fried pensava que estava acima da lei. O veredicto de hoje prova que ele estava errado”, disse o procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, num comunicado. 

“Este caso deve enviar uma mensagem clara a qualquer pessoa que tente esconder seus crimes por trás de algo novo e brilhante que afirmam que ninguém mais é inteligente o suficiente para entender: o Departamento de Justiça irá responsabilizá-lo.”

A FTX já foi um dos nomes mais confiáveis ​​em criptografia. O julgamento foi observado de perto por reguladores, investidores e pela comunidade de criptoativos em busca de sinais de uma possível repressão maior a esse mercado.

“Sam Bankman-Fried perpetrou uma das maiores fraudes financeiras da história americana”, disse Damian Williams, procurador dos EUA no Distrito Sul de Nova York, em um briefing após a leitura dos veredictos. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“Embora a indústria de criptomoedas possa ser nova e jogadores como Sam Bankman-Fried possam ser novos, esse tipo de corrupção é tão antigo quanto o tempo. Este caso sempre foi sobre mentira, trapaça e roubo, e não temos paciência para isso .”

Segundo relatos, Bankman-Fried parecia abatido quando o veredicto foi lido. Depois que o júri foi liberado, ele ficou de pé, com a cabeça baixa e tremendo enquanto seu advogado falava em seu ouvido. 

Alguns metros atrás dele, seus pais estavam observando. Seu pai, Joe Bankman, colocou o braço em volta dos ombros da esposa. Quando o filho saiu da sala, Barbara Fried começou a chorar.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.