Como um negócio fracassado em 1962 se transformou em um conglomerado com uma avaliação de US$ 800 bilhões em 2023? Essa foi a reviravolta épica da Berkshire Hathaway (BERK34) comandada por Warren Buffett.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em 1962, Warren Buffett começou a comprar ações da Berkshire Hathaway, uma fabricante têxtil em dificuldades e em meio a um declínio. 

Em 1965, Buffett assumiu o controle total do negócio e o transformou no conglomerado gerador de caixa que todos conhecemos hoje. 

Em retrospectiva, existem outros pontos importantes nessa reviravolta notável.

“A Berkshire que conhecemos hoje começou com três empresas falidas”, disse Jacob McDonough, autor de “Alocação de capital: as finanças de uma fábrica têxtil da Nova Inglaterra 1955-1985”, disse ao Business Insider.

Ele estava se referindo ao Diversified Retailing, Blue Chip Stamps, e a Berkshire.

Buffett e o seu falecido parceiro de negócios, Charlie Munger, fundiram as duas primeiras na Berkshire em 1978 e 1983, respectivamente, depois de as suas operações de retalho e de selos comerciais terem diminuído.

Eles fecharam o negócio têxtil da Berkshire, em dificuldades, em 1985.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Buffett já afirmou que comprar a Berkshire Hathaway foi uma das suas piores decisões de sempre. 

Pois, em certo ponto, Buffett e Munger se viram em uma situação em que três empresas nas quais apostaram fortemente eram praticamente inúteis apenas duas décadas depois. 

No entanto, “Buffett não só recuperou o seu investimento nestes três negócios, como também o transformou numa empresa que se aproxima de uma avaliação de 1 bilhão de dólares”, disse McDonough.

“Apenas a sobrevivência até hoje seria impressionante se você tivesse acesso a têxteis, selos comerciais e lojas de departamentos, mas o sucesso alcançado apesar dessa dificuldade é ainda mais difícil de compreender”, acrescentou.

Investidor formidável

McDonough atribuiu o sucesso improvável da Berkshire à flexibilidade e adaptabilidade de seus chefes. 

Buffett e Munger mudavam de negócio em negócio conforme necessário.

Os dois também criaram uma extensa rede de subsidiárias que abrange seguros, energia, serviços e outras indústrias.

A Berkshire agora possui empresas como Geico e Dairy Queen, bem como participações multibilionárias na Apple, Kraft Heinz e outras empresas públicas.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.