As chances da economia dos EUA entrar em recessão no próximo ano são superiores a 50%, disse Richard Kelly, chefe de estratégia global da TD Securities, na segunda-feira, descrevendo três possíveis maneiras de ser atingida.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

O aumento dos preços do combustível combinado com um Federal Reserve agressivo e uma economia geralmente em desaceleração estão entre os riscos enfrentados pela maior economia do mundo no momento, de acordo com Kelly.

“As chances de uma recessão nos próximos 18 meses são superiores a 50%”, acrescentou Kelly.

Que vai acontecer parece certo, mas exatamente quando essa desaceleração pode acontecer é mais difícil de prever.

Kelly disse que a economia pode entrar em uma recessão técnica, definida como dois trimestres consecutivos de crescimento negativo, em breve.

As consequências do aumento dos preços do gás após a invasão não provocada da Ucrânia pela Rússia e os contínuos aumentos das taxas de juros do Fed podem pesar na economia até o final do ano ou no início de 2023, disse ele.

E se os EUA conseguirem resistir a tudo isso, uma desaceleração geral poderá tirar o fôlego da economia no final de 2023.

“Você realmente tem três chances de recessão agora na economia dos EUA”, disse Kelly.

“Nós nem atingimos os picos de atraso dos preços do gás, e os aumentos do Fed realmente não atingirão até o final deste ano. É aí que está o pico de arrasto na economia. A recessão dos EUA está acontecendo agora”, continuou ele.

“Se você superar isso, haverá uma desaceleração gradual geral provavelmente na metade ou final de 2023”.

A empresa de investimentos Muzinich concordou na segunda-feira que uma recessão futura não era uma questão de “se”, mas de “quando”.

“Haverá uma recessão em algum momento”, disse Tatjana Greil-Castro, co-chefe de mercados públicos, à CNBC, observando que a próxima temporada de resultados pode fornecer um indicador de quando exatamente isso pode ocorrer.

Os comentários se somam a um coro de vozes que sugeriram que a economia pode estar à beira de uma recessão e de uma crise econômica mundial.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Fonte: CNBC