João Alves de Queiroz Filho é o maior acionista da Hypera Pharma (HYPE3), considerada a maior empresa farmacêutica brasileira em termos de receita líquida e capitalização de mercado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ao longo de sua trajetória, Júnior, como também é conhecido, foi dono de várias marcas presentes na casa dos brasileiros, como a lã de aço Assolan, os adoçantes Zero-Cal, Finn e Adocyl, o medicamento Apracur, o hidratante Monange, entre outros.

O império controlado por João Alves de Queiroz Filho começou a ser erguido por seu pai, com a distribuidora Sal Cometa e depois com a Arisco.

Em 2001, Júnior criou o Hypermarcas, com o foco de ser uma espécie de Unilever brasileira, o grupo cresceu por meio de aquisições de negócios nas linhas de limpeza, beleza, alimentação e higiene pessoal.

Em 2017 a companhia trocou seu nome para Hypera Pharma, assumindo o foco no setor farmacêutico.

Conheça  a trajetória do magnata dos bens de consumo, João Alves de Queiroz Filho.

Quem é João Alves de Queiroz Filho

João Alves de Queiroz Filho é um empresário brasileiro e maior acionista da Hypera Pharma (HYPE3), com 21,38% do capital social da empresa.

Em 1969, junto com seu pai, co-fundou a empresa Arisco. Em 2000, criou a Hypermarcas, que foi renomeada para Hypera Pharma.

De acordo com a revista Forbes, João Alves de Queiroz Filho, também conhecido como Júnior da Arisco, é uma das pessoas mais ricas do Brasil.

Com um patrimônio estimado em US$ 1,2 bilhão, ele está em 26º lugar entre os brasileiros mais ricos de 2023 e o 2259º bilionários mais rico do mundo.

Vida e carreira

João Alves de Queiroz Filho nasceu em em 1953, na cidade de Goiânia, em Goiás.

Tudo começou com a distribuidora Sal Cometa, fundada por seu pai em 1969. Dali nasceu a Arisco, cuja receita do tempero foi dada à família em pagamento de uma dívida nos anos 1970.

A Arisco se tornou uma potência e o sucesso despertou o interesse da Best Foods, que a comprou em 2000 por US$ 490 milhões.

A nova empreitada de Júnior foi fundar a Hypermarcas, em 2001. O negócio cresceu à base de aquisições sucessivas de Júnior, que queria a transformar em uma espécie de Unilever brasileira.

E assim,  começou a comprar vários negócios para criar uma super-empresa. 

Em 2002, comprou a então desconhecida Assolan. Depois foi a vez da DM Farmacêutica, as marcas de detergente e amaciante Assim e de inseticida Mat Inset, os preservativos Jontex, Olla e Lovetex,  fraldas infantis Pom Pom, Cremer e Sapeka, além da marca de fraldas para incontinência Bigfral, entre outras. 

A diversificação da carteira de negócios inclui ainda o segmento de mídia, com o grupo de rádio e TV goiano Serra Dourada, quatro retransmissoras do SBT no Paraná.

Além de construção civil, por meio da incorporadora de imóveis Bramex.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em 2017 a companhia assumiu a nova marca corporativa, Hypera Pharma, evidenciando o novo foco em medicamentos.

A nova empresa então se desfez de muitos ativos que não faziam mais sentido na nova proposta de negócio.

Atualmente, a Hypera Pharma é tida como líder no mercado de medicamentos de isentos de prescrição, com marcas ícones reconhecidas pelos brasileiros há décadas, incluindo Apracur, Benegrip, Coristina D, Engov, Epocler, Estomazil, dentre outras.

A unidade atua também nos segmentos de nutricionais e suplementos vitamínicos, com marcas como Tamarine, Vitasay, Biotônico Fontoura e Zero-Cal.

No segmento de similares e genéricos está presente com a marca Neo Química, bem como na área de skincare, com a Mantecorp Skincare e Simple Organic.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.