O amor de Warren Buffett pelos dividendos é uma rua de mão única. A Berkshire Hathaway não paga dividendos, mas mantém ações de dividendos em seu portfólio.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Nos 60 anos desde que Warren Buffett assumiu o controle da Berkshire Hathaway, a empresa produziu excelentes retornos.

O que tornou a carteira de ações de Warren Buffett tão bem-sucedida ao longo do tempo?

Primeiro a habilidade incrível do megainvestidor para escolher bons negócios. Segundo, a valorização das ações que pagam dividendos.

O conglomerado de Buffett obteve retornos lendários a longo prazo com uma estratégia que valoriza o recebimento de dividendos

Segundo artigo do Wall Street Journal, a Berkshire Hathaway recebeu US$ 5,7 bilhões em dividendos da sua carteira de ações de US$ 300 bilhões em 2023.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A maior parte do dinheiro veio de suas participações na Apple (AAPL34), Bank of America (BOAC34), Coca-Cola (COCA34), Kraft Heinz (KHCB34), Chevron (CHVX34) e American Express (AXPB34). 

A Berkshire Hathaway está entre os principais acionistas da maioria dessas empresas e seus pagamentos de dividendos produzem rendimentos substanciais para o Oráculo de Omaha.

No entanto, não espere receber pagamentos em dinheiro de Buffett, uma vez que a própria Berkshire não paga dividendos aos seus próprios acionistas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Reinvestimento agrega melhor valor aos acionistas

A Berkshire Hathaway (BERK34) é uma holding diversificada que investe nos setores de seguros, private equity, imobiliário, alimentos, vestuário e serviços públicos.

Apesar de ser uma empresa grande, madura e estável, a Berkshire Hathaway não distribui parte dos lucros para os detentores de suas ações.

Mas, por que é que a Berkshire Hathaway não paga dividendos aos seus acionistas?

A resposta curta e direta: Porque o fundador e CEO da empresa acredita que o dinheiro pode ser melhor gasto de outras maneiras.

Os dividendos provêm dos lucros de uma empresa que são distribuídos entre os investidores de maneira proporcional ao número de ações que cada um possui.

Essa é uma forma de atrair investidores que estão em busca de um rendimento estável ao longo do tempo em sua estratégia de renda passiva.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Pelo lado da empresa, os dividendos podem ser vistos como parte dos lucros que não são gastos no crescimento da empresa. 

Isso é particularmente verdade para Buffett, que prefere reinvestir os lucros nas empresas que controla para melhorar a sua eficiência, expandir o seu alcance, criar novos produtos e serviços e melhorar os existentes.

Tal como muitos líderes empresariais, Buffett sente que investir novamente no negócio proporciona mais valor a longo prazo aos acionistas do que pagá-los diretamente, porque o sucesso financeiro da empresa recompensa os acionistas com valores de ações mais elevados.

A perspectiva de um dividendo da Berkshire Hathaway será fraca enquanto Buffett estiver no comando, uma vez que o investidor já disse que tem três prioridades para usar o dinheiro antes de qualquer dividendo: 

  • Reinvestir nos negócios;
  • Fazer novas aquisições e;
  • Recomprar ações quando sentir que estão sendo vendidas com “um desconto significativo em relação aos valores intrínsecos estimados de forma conservadora”. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A empresa pagou apenas um dividendo, em 1967, e Buffett mais tarde brincou dizendo que devia estar no banheiro quando a decisão foi tomada, lembra o artigo da Investopedia.

Mesmo não recebendo dividendos, os acionistas da Berkshire Hathaway certamente não têm muitos motivos para reclamar.

Sob a liderança de Buffett e do seu falecido sócio, Charlie Munger, a empresa tem sido muito feliz na alocação de capital.

Através de transações de fusões e aquisições, a Berkshire reforçou o seu vasto portfólio de negócios ao longo do tempo.

A maioria das empresas que a Berkshire controla está crescendo e ostentando margens de lucro e retorno de capital decentes.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.