O que é Plano de Negócios

Plano de Negócios é uma investigação ou sondagem realizada pelos empreendedores antes de iniciar um negócio. O Plano em si contém diversos documentos e análises de diferentes áreas, como Marketing, Planos Operacional e Financeiro, Análises de Risco e de Mercado e Estratégias.

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O objetivo ao realizar um Plano de Negócios é entender as necessidades da futura empresa, os custos iniciais e a projeção para a prospecção de lucros. Com a pesquisa e os dados obtidos no Plano de Negócios, o empreendedor entende se o negócio é viável ou não.

O Plano de Negócios auxilia o empreendedor a enxergar falhas em sua estratégia ou prejuízos que a empresa possa ter. Dessa forma, é possível evitar surpresas desagradáveis. Contudo, é preciso que o Plano de Negócios seja maleável a mudanças para sua melhor adaptação.

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Composição do Plano de Negócios 

O Plano de Negócios, também comumente chamado de Business Plan, de modo geral envolve a pesquisa de aspectos como localização da empresa, logística, demanda, concorrência no setor, custos iniciais ou básicos e os lucros.

Essas informações iniciais e suas respostas devem ser condizentes com a empresa e sua produção. A localização, por exemplo, é fator importante e se relaciona com o mercado (demanda) e a logística.

Oferecer serviços muito específicos dentro de uma localidade que não é o público alvo pode dificultar a conquista de lucro da empresa.

A respeito da concorrência, adentrar um novo mercado exige competir com empresas mais experientes e melhor adaptadas. 

A competição por novos clientes é inevitável, e o Plano de Negócios deve conter também estratégias que evidenciem o diferencial da empresa e de seu produto (ou serviço).

Os custos iniciais envolvem custos de aluguel, energia, internet, equipamentos e contratação de pessoal. Devem ser contabilizados para que não haja imprevistos relacionados a custos extras.

Os lucros são estudados no início do Plano de Negócios, mas o empreendedor deve primeiramente buscar o dinheiro para abrir o negócio. Isso pode ocorrer através de uma Oferta Pública de Ações ou através de empréstimos.

Análises do Plano de Negócios

Uma vez que as informações básicas foram coletadas, é possível seguir para as diversas partes que compõem o Plano de Negócios:

  • Plano de Marketing; 
  • Plano Operacional;
  • Plano Financeiro;
  • Análise de Mercado;
  • Análise de Risco;
  • Estratégias.

O Plano de Marketing compreende estratégias de publicidade e propaganda da empresa e o modo como a divulgação e venda irão ocorrer.

O Plano Operacional e Financeiro contém informações a respeito da produção, seu funcionamento e o aspecto financeiro.

Envolvem a área de Recursos Humanos e também a Financeira, que irão estabelecer o andamento da empresa, de acordo com metas de curto, médio e longo prazo, bem como gastos, investimentos (alocação de ativos) e receita da empresa (resultados de empresas).

A Análise de Mercado identifica questões de mercado, como a logística (de fornecedores e entregas para clientes em caso de e-commerce), concorrentes e público alvo.

A Análise de Risco e Estratégias dizem respeito aos riscos que a empresa pode correr, e são responsáveis pela formulação de um Plano alternativo para esses cenários.

Os aspectos inseridos dentro do Plano Operacional são o da Administração e Contabilidade. São áreas de extrema importância para a gestão do negócio e não devem ser negligenciadas. 

O empreendedor deve estar atento à gestão, possibilitando capacitações e treinamentos para funcionários dessas áreas.

Contudo, esse Plano de Negócio dividido em diversas análises da forma explicada acima não é o único modo de realizar a análise do negócio. 

Outros métodos mais modernos e dinâmicos existem, entre eles o Business Model Canvas, que apresenta em apenas um quadro a relação de estratégias entre as diversas áreas, além de sua aplicação, sob o lema da simplicidade e eficiência.