O que é Oferta Subsequente

Oferta Subsequente é toda nova oferta pública ou restrita de ações que uma empresa faz depois que ela completou o seu IPO

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Portanto, para que haja uma Oferta Subsequente, é necessário que a empresa já esteja com o seu capital aberto e exposta à bolsa de valores.

Outro termo muito comum que o investidor pode utilizar para se referir a Oferta Subsequente é o Follow on. Que em português pode ser traduzido como “em sequência”.

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Objetivos da Oferta Subsequente

Fazer uma Oferta Subsequente significa literalmente ofertar mais ações ao mercado. O que consequentemente significa que a empresa irá compartilhar ainda mais a sua sociedade.

As razões para se fazer isso não são, de forma geral, muito diferentes de quando a empresa fez a sua Oferta Pública Inicial. Ou seja, ela pode estar buscando:

  • Mais investimentos para um novo projeto ou expansão;
  • Recursos para quitar alguma dívida;
  • Uma maior capacidade de liquidez abastecida por um número maior de acionistas.

Este último objetivo é o único que difere de um IPO, pois para concretizá-lo a empresa já precisa estar com seu capital negociado em bolsa. 

Por sua vez, entende-se que uma maior liquidez faz com que a negociação de papéis da empresa aconteça com mais facilidade, em razão da quantidade de investidores e papéis disponíveis.

E quanto mais fácil for essa negociação, ou seja, quanto mais volume tiver o mercado secundário, mais visibilidade a empresa consegue ganhar.

Essa visibilidade, por consequência, fará a empresa ostentar uma boa imagem diante dos investidores, e isso pode fazer com que ela comece a fazer parte de índices de mercado.

Fazer parte de um índice, por conseguinte, confere muita credibilidade a uma empresa. Isso faz com que ela seja ainda mais visada por investidores, o que aumenta seu valor de mercado.

Consequências da Oferta Subsequente

Cada vez que uma empresa de capital aberto faz uma nova oferta pública de ações, ou seja, executa uma Oferta Subsequente, ela está cada vez mais:

  • Diluindo qualquer tipo de controle centralizado que ela possa ter;
  • Aumentando a responsabilidade de com investidores.

E isso pode ter consequências boas e ruins. Mas independente de qualquer coisa, uma Oferta Subsequente indica principalmente o crescimento de uma empresa.

O principal problema de se ofertar mais ações ao mercado é o aumento no nível de transparência exigido ao se prestar as contas. Isso sem contar as práticas de governança.

É necessário que a empresa que faça uma Oferta Subsequente leve em consideração que as suas assembleias gerais, tanto a AGO quanto a AGE precisarão ser cada vez melhor estruturadas.

Uma tomada de decisão quanto aos rumos da companhia, por exemplo, agora precisa ser compartilhada com mais pessoas, e isso talvez acabe atrasando decisões importantes.

Por outro lado, essas mesmas decisões, podem agora possuir um grau de assertividade bem maior, visto que são muito mais cabeças se juntando para chegar a uma conclusão.

Tipos de Oferta Subsequente

Uma Oferta Subsequente pode ocorrer de duas formas diferentes. A primeira é quando ela é uma oferta pública, ou seja, quando todos os investidores podem participar. 

E a segunda forma é conhecida como oferta subsequente restrita, ou seja, limitada a apenas alguns investidores específicos, os chamados investidores profissionais.

Para ser um investidor profissional é necessário cumprir algumas exigências. A principal delas é ter pelo menos mais de 1 milhão aplicados em investimento.

Também vale ressaltar que a oferta restrita só pode ser oferecida a um número limitado de investidores, no caso, atualmente são 75. Dos quais apenas 50 podem aceitá-la.

A Oferta restrita é regida pela instrução 476 da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).