O que os investidores mais bem-sucedidos têm em comum? O bilionário David Rubenstein, passou anos estudando e entrevistando os principais investidores, como Ray Dalio, Seth Klarman e Stanley Druckenmiller para descobrir.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

As características compartilhadas pelos melhores investidores do mundo estão em seu próximo livro, com lançamento em 13 de setembro, "How to Invest: Masters on the Craft", "Como investir: mestres na arte", ainda sem tradução para português.

O livro apresenta conversas com alguns dos grandes líderes empresariais, investidores e bilionários da América, seus princípios testados pelo tempo, sabedoria conquistada com muito esforço e as ferramentas indispensáveis ​​que orientam sua prática.

O autor, Rubenstein, é cofundador da empresa de private equity The Carlyle Group e presidente do conselho de administração da Duke University.

O magnata do private equity destacou algumas de suas histórias de sucesso, incluindo a do CEO da Berkshire Hathaway (BERK34), Warren Buffett.

Rubenstein disse que o que ele admira especificamente em Buffett é seu “intelecto, foco” e paixão por investir como um todo, em oposição àqueles que ganham dinheiro para gastá-lo em coisas materiais.

Veja as características compartilhadas por alguns dos melhores investidores do mundo.

Características compartilhadas por investidores de sucesso 

Segundo David Rubenstein, as principais coisas que os investidores bem-sucedidos têm em comum são:

Humildade

"As pessoas ficariam surpresas que esses indivíduos sejam relativamente humildes", disse Rubenstein ao New York Times.

"Eles têm uma certa humildade porque percebem que os mercados podem fazer você e quebrar você."

Sorte

Rubenstein também observou que os investidores de elite tiveram sorte em alguns aspectos, mas alertou que, para prosperar ao longo de várias décadas, requer mais do que sorte. 

Vários investidores de sucesso, incluindo Warren Buffett, já destacaram o papel da sorte no sucesso dos investimentos, mas que não é justo creditar tudo à ela.

Sede de conhecimento

Os grandes investidores de sucesso não nasceram com suas proezas de investimento, elas as desenvolveram ao longo do tempo.

Eles contaram com mentores e muita dedicação e estudo para aprimorar suas habilidades.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Afinidade pela matemática

O copresidente do Carlyle observou em uma entrevista à CNBC que os grandes investidores tendem a vir de famílias de classe média, eles se saem bem na escola e têm uma afinidade natural pela matemática e adoram ler. 

Contrários

Eles também gostam de estar no controle, tomar decisões finais e ir contra a sabedoria convencional, disse ele.

Muitas vezes se saem bem porque, quando as pessoas os dizem parar ir para esquerda e toda a manada segue, eles vão para a direita, porque estão convictos que é o certo.

Amam o que fazem

"Eles são viciados em trabalho", disse Rubenstein. "Essas pessoas amam o que estão fazendo e, se não estivessem ganhando as enormes quantias de dinheiro que estão ganhando, ainda o fariam."

Ele também disse que qualidades como trabalhar bem com os outros, compartilhar crédito em projetos e se envolver no trabalho duro os ajudaram a levar à prosperidade. 

Aprendem com os erros

Os principais investidores são adeptos de reconhecer quando cometeram um erro e sacar seu dinheiro, superando os fracassos e pegando pechinchas quando os mercados quebram e seus pares entram em pânico, disse Rubenstein à CNN.

O que os investidores bem-sucedidos têm em comum:

  • São humildes;
  • Tendem a vir de famílias de classe média;
  • Se saem bem na escola;
  • Possuem uma afinidade natural pela matemática;
  • Adoram ler;
  • São confiantes;
  • Vão contra o senso comum;
  • Tem habilidade em reconhecer erros e sair deles.

Admiração por Warren Buffett

É fácil ver como o megainvestidor Warren Buffett se encaixa no perfil que Rubenstein estabeleceu. 

O chefe da Berkshire destacou a sorte de ter nascido em um país que recompensou suas habilidades e de viver tanto tempo. 

Aos 92 anos, ele teve mais tempo para acumular sua riqueza do que a maioria das pessoas.

Além disso, ele veio de uma família de classe média, é um gênio com números e lê 500 páginas por dia.

Ele é quem controla a Berkshire e decide como alocar seu capital.

Buffett também assumiu erros, como vender ações da Apple e Costco no outono de 2020. 

Além disso, um de seus conselhos mais conhecidos é agir de forma contrária e "ser ganancioso quando os outros estiverem com medo".

David Rubenstein admira o intelecto, o foco e o amor de Warren Buffett por investir por si só, em vez do estilo de vida de luxo que ele pode financiar, informou a Fox Business nesta semana.

"Ele tem instintos e intuição muito bons", disse o investidor bilionário.

Seus comentários falam sobre a perspicácia empresarial de Buffett, como ele faz apostas concentradas e raramente se afasta de seu "círculo de competência".

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os instintos e a intuição de Buffett o ajudaram a evitar desastres como o crash das pontocom, investir quando o preço está certo e fechar negócios rápidos e simples com pessoas que ele considera confiáveis.

Rubenstein abordou se os talentos de Buffett são mais bem utilizados como investidor em uma recente entrevista ao New York Times .

"O mundo estaria melhor se Warren Buffett fosse um professor?" ele perguntou. "Não sei", continuou ele, acrescentando que talvez os investidores sejam muito bem pagos em relação aos professores.

Informe o DDD + 9 dígitos