Está tendo prejuízo com investimentos este ano? Então você não está sozinho.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A autora e apresentadora Jen Glantz, conta ao Business Insider, que começou a comprar ações e criptomoedas durante a pandemia, mas agora seu portfólio caiu 46%. 

Ela diz ter se tornado uma investidora iniciante em meados de 2020, quando estava entediada em casa e não parava de ouvir sobre conhecidos que estavam investindo na bolsa de valores e comprando diversos tipos de criptomoedas. 

Sem saber muito sobre nenhum dos dois, decidiu pegar uma porcentagem do seu dinheiro e investir pela primeira vez.

Ela então comprou ações de empresas das quais era consumidora e criptomoedas que estavam nas manchetes, de Bitcoin (BTC) a Dogecoin (DOGE).

"Continuei nessa onda de compras por um ano, até que decidi que estava sendo muito imprudente com meus investimentos financeiros e quis fazer uma pausa até conseguir entender melhor onde estava colocando meu dinheiro", escreve Jen.

No entanto, chegando ao fim de 2022, ela diz se sentir culpada por não fazer muito sobre sua conta de investimento e que neste ano, seu portfólio caiu mais de 46%.

Para saber o que fazer para corrigir essas decisões de compra influenciadas pela pandemia, ela pediu a consultores financeiros que compartilhassem conselhos sobre o que deveria fazer.

Assim como Jen Glantz, muitas pessoas estão tendo prejuízo em seus portfólios em 2022

Veja 4 formas de corrigir os erros com ações e criptomoedas que possam estar te custando muito dinheiro.

1. Diversifique seus investimentos

"Quando comecei a investir em 2020, cometi o erro de comprar ações individuais que eram principalmente dos mesmos setores (tecnologia e viagens)", conta Jen.

Concentrar o portfólio nos mesmos ativos e em setores que correlacionados, é um erro que pode custar caro.

Para ajudar a compensar essas perdas, seu consultor de investimentos recomendou diversificar o portfólio comprando uma gama mais ampla de ações e outros investimentos para minimizar os riscos. 

Uma vez que investir em diferentes ativos é capaz de reduzir o impacto geral do portfólio quando qualquer ação individual ou criptomoeda caia.

2. Procure ajuda se não conseguir fazer isso sozinho

Jen conta que muitos dos erros que cometeu como investidora iniciante aconteceram porque ela não tinha muito conhecimento de como o mercado funciona e não tinha uma estratégia. 

"Em vez disso, segui o conselho de amigos que escolhiam ações com base nas manchetes, e não em pesquisas", escreve.

Por isso, outro conselho que recebeu foi obter ajuda de um consultor de investimentos certificado para montar uma estratégia de investimento personalizada.

O serviço de consultoria de investimentos pode ajudar a entender suas opções e descobrir a melhor maneira de seguir em frente e se manter no plano.

Outro benefício do consultor é que ele é um profissional financeiro que pode ajudar a elaborar um plano que considera sua situação financeira, metas e atual tolerância a riscos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

3. Reconhecer potenciais oportunidades

Diferentes momentos do mercado podem proporcionar oportunidades de investimento e diversificação.

Saber a hora certa de entrar e sair de um ativo pode ser difícil, principalmente para investidores iniciantes.

Com a ajuda de um consultor de investimentos, você é alertado sobre as melhores oportunidades do mercado, sem precisar acompanhar os investimentos no dia-a-dia.

4. Não se apegue às suas posses

Jen conta que por mais de um ano, ficou sem saber o que fazer com as posições de ações e criptomoedas que tinha e estava com medo de fazer novos investimentos. 

Segundo seu consultor,  uma boa maneira de superar essa mentalidade é usar o que ela fez durante a pandemia como uma forma de aprender uma lição e seguir em frente para criar um novo plano para o futuro.

Para fazer isso, ele recomenda se perguntar quais são seus objetivos futuros, qual taxa de retorno você deseja ver em seu próximo plano de investimento e qual combinação de classes de ativos espera obter retornos para atender a esses objetivos.

"Se você está se sentindo mal por vender ações ou criptomoedas a um preço mais baixo do que pagou, ele sugere lembrar que os títulos não se importam com o que você pagou por eles."

Se você está tendo prejuízo com investimentos, primeiro é preciso saber se isso se deve a uma condição temporária do mercado ou se sua carteira está mal diversificada ou com ativos ruins.

"Sabendo o que você sabe agora, se você tivesse a mesma quantia em dinheiro que tem nesses títulos, você os compraria hoje? Se a resposta for 'não', considere vendê-los agora", disse.

Outra dica importante que Jen aprendeu, é que ela precisa se concentrar em partes de seu portfólio financeiro sobre as quais tem mais controle,  como taxa de poupança , ganhos e aprender mais sobre finanças pessoais.

Por outro lado, deve ignorar as coisas que você não pode controlar, como o mercado, a economia ou o aumento das taxas de juros.

Com uma carteira resiliente, bem alocada e diversificada e com o acompanhamento de um consultor de investimentos, sua carteira pode voltar aos trilhos.

Informe o DDD + 9 dígitos