
Uma prática ilegal nos mercados financeiros tradicionais está assombrando o espaço criptográfico. O chamado wash trading ocorre quando um trader infla artificialmente o valor de um ativo.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Essa é uma prática antiga de alterar as posições para enganar o mercado que voltou à tona após o boom do mercado de criptoativos.
As transações ilícitas de cripto dispararam nos últimos anos quando golpistas e hackers fugiram com bilhões, mas há outro tipo de fraude à espreita no setor.
Segundo documento recente do National Bureau of Economic Research, o wash trading corresponde a até 70% de todas as transações em exchanges não regulamentadas.
O investidor cripto, Mark Cuban, prevê que esta será a ‘próxima implosão possível’ nesse mercado.
Embora o wash trading seja ilegal, é mais difícil reprimir a atividade no espaço criptográfico.
Veja o que é wash trading e sua ligação com as trocas cripto.
O que é wash trading?
Wash trading, em tradução livre “negociação de lavagem”, é a prática de comprar e vender um mesmo ativo para você mesmo, para aumentar artificialmente os preços.
Essa é uma prática ilegal que pode dar a ilusão de liquidez e gerar interesse de outros investidores.
Isso induz outros investidores a comprar o token a um preço artificialmente alto.
O wash trade não se limita apenas a maus traders individuais. Exchanges de criptomoedas também podem fazer wash trading para aumentar artificialmente os volumes de negociação, fazendo com que a exchange pareça mais produtiva ou mais líquida do que realmente é.
Isso poderia atrair investidores que procuram um lugar para depositar seu dinheiro.
→ Onde Investir? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Wash Trading e Criptomoedas
O wash trading é uma prática de manipulação de mercado antiga, considerada crime nos mercados tradicionais.
Nos últimos anos, essa valorização artificial nos preços também se infiltrou no espaço das criptomoedas.
O desejo de dar a impressão de popularidade e altos volumes de negociação fez com que muitas exchanges experimentassem o wash trading.
Nem o Bitcoin escapa.
Segundo estudo de 2022 da Forbes com 157 exchanges de criptomoedas, mais da metade de todo o volume de negociação de Bitcoin relatado é falso ou não econômico.
As criptomoedas são particularmente vulneráveis a esquemas de “pump-and-dump” (bombeamento e despejo), nos quais uma combinação de volumes de negociação inflacionados e forte publicidade ou recomendações de pessoas de dentro aumenta artificialmente o valor de um token, permitindo que certos detentores vendam com um lucro massivo enquanto os juros são altos.
Existem várias razões potenciais para a prevalência do wash trading no espaço criptográfico.
Mesmo as principais moedas digitais, como o Bitcoin, geralmente carecem de métodos universalmente aceitos para calcular o volume diário de negociação. Isso leva as empresas de criptomoedas a produzir números muitas vezes extremamente divergentes para volumes históricos de negociação.
As próprias trocas de criptomoedas muitas vezes carecem de legitimidade, e houve muitos colapsos públicos de alto nível de trocas de tokens nos últimos anos.
A extrema volatilidade no espaço das criptomoedas pode incentivar compras e vendas rápidas. Por fim, o status obscuro da criptomoeda com os reguladores em todo o mundo cria mais uma oportunidade para atividades comerciais enganosas.
A melhor coisa que os investidores de varejo podem fazer para se proteger de cair em um esquema de negociação de lavagem é garantir que eles confiem apenas em plataformas de criptografia regulamentadas que utilizam tecnologia de vigilância de mercado para detectar atividades comerciais suspeitas.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.