O Fiagro é mais uma alternativa para aportar recursos no setor do agroindustrial brasileiro. Por possuir um mecanismo semelhante aos Fundos Imobiliários, também é apelidado de FII do agronegócio.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A agricultura é um segmento importante para a economia nacional. 

Existem diferentes formas de investir nesse setor, seja adquirindo ações de empresas agro ou por meio de títulos de renda fixa, como LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) e CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio). 

Desde março de 2021, surgiu uma nova forma de investir: o Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro).

Se até então, a maior parte da captação de recursos para o agronegócio vinha de investidores institucionais, com o Fiagro, qualquer pessoa física ou pessoa jurídica tem acesso aos investimentos relacionados ao setor ou propriedades de natureza rural. 

Neste artigo, você vai conhecer o que é Fiagro e como funciona o 'FII do Agronegócio', suas vantagens e muito mais.

O que é Fiagro?

O Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro) é um tipo de fundo que investe em ativos de investimentos do agronegócio, seja em imóveis ligados ao setor ou na própria atividade.

O Fiagro pode investir diversos ativos relacionados ao agronegócio, como: 

  • Certificados de recebíveis;
  • Direitos creditórios;
  • Títulos de securitização;
  • Imóveis rurais;
  • Cotas de Fundos de Investimentos que apliquem no agro;
  • Ações;
  • Cotas de sociedades, entre outras.

Desde que sempre no contexto das atividades integrantes da cadeia produtiva agroindustrial.

Cabe ao administrador do fundo realizar a captação de recursos dos investidores por meio da venda de cotas e aportar nos ativos desejados.

Como funciona o Fiagro

O Fiagro é um investimento de renda variável que consiste na junção dos recursos de vários investidores para a aplicação em ativos de investimentos do agronegócio.

Os cotistas comprando as cotas desse fundo e os recursos são aplicados nas cadeias produtivas agroindustriais.

O Fiagro pode ser constituído sob a forma de condomínio aberto, para emissões feitas com registro no balcão e condomínio fechado, para emissões feitas no mercado listado de bolsa.

As ofertas dos Fiagros na Bolsa de Valores possuem prazo de duração indeterminado, não sendo estabelecida uma data para a sua liquidação. 

Nesses casos, o investidor pode decidir sair a qualquer momento, vendendo suas cotas no mercado secundário.

O funcionamento do Fiagro é parecido com os fundos imobiliários (FIIs), pois também distribui periodicamente os resultados para os cotistas.

Entretanto, diferente dos FIIs, nos Fiagros não há obrigatoriedade regulatória de distribuir o resultado. É o gestor do fundo quem define a política de distribuição dos dividendos.

Além disso, investidores pessoa física estão isentos de imposto de renda sobre os rendimentos, desde que o fundo tenha, no mínimo, 50 cotistas, cada um com, no máximo, 10% de participação. 

E que as cotas do FIAgro sejam negociadas exclusivamente na bolsa de valores ou em mercado de balcão organizado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Rendimentos do Fiagro

O investidor pode ganhar dinheiro com Fiagro a valorização das cotas e/ou distribuição de dividendos.

Já o fundo, obtêm seus rendimentos com venda ou locação de imóveis rurais. Este valor é distribuído periodicamente aos seus cotistas.

Entretanto, cabe a cada fundo definir a política de distribuição. 

No caso da aplicação do Fiagro em títulos e valores mobiliários, a renda é proveniente dos rendimentos distribuídos por esses ativos ou  pela diferença entre o seu preço de compra e de venda (ganho de capital).

Legislação do Fiagro

O Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (FIAgro) foi criado por meio da Lei nº 14.130 publicada no dia 29 de março de 2021.

Essa lei alterou a 8.668/93, que inicialmente dispunha somente sobre fundos imobiliários.

Desde julho de 2021, os Fiagros funcionam com uma regulação temporária e experimental, a resolução CVM 39.

Uma das prioridades da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em 2023 deve ser uma regulação definitiva de Fiagro.

O artigo 20-A da lei 14.130/21 especifica em quais ativos o Fiagro pode investir os recursos. São eles: 

I – Imóveis rurais; 

II – Participação em sociedades que explorem atividades integrantes da cadeia produtiva agroindustrial; 

III – Ativos financeiros, títulos de crédito ou valores mobiliários emitidos por pessoas físicas e jurídicas que integrem a cadeia produtiva agroindustrial, na forma de regulamento; 

IV – Direitos creditórios do agronegócio e títulos de securitização emitidos com lastro em direitos creditórios do agronegócio, inclusive certificados de recebíveis do agronegócio e cotas de fundos de investimento em direitos creditórios e de fundos de investimento em direitos creditórios não padronizados que apliquem mais de 50% de seu patrimônio nos referidos direitos creditórios; 

V – Direitos creditórios imobiliários relativos a imóveis rurais e títulos de securitização emitidos com lastro nesses direitos creditórios, inclusive certificados de recebíveis do agronegócio e cotas de fundos de investimento em direitos creditórios e de fundos de investimento em direitos creditórios não padronizados que apliquem mais de 50% (cinquenta por cento) de seu patrimônio nos referidos direitos creditórios; 

VI – Cotas de fundos de investimento que apliquem mais de 50% de seu patrimônio nos ativos referidos nos incisos I, II, III, IV e V anteriormente descritos. 

Tipos de Fiagro

Existem três tipos de Fiagros:

Fiagro-FIDC

O Fiagro-FIDC é um fundo de investimento voltado para a agroindústria que aplica em direitos creditórios, constituído nos termos da Instrução CVM 356

Como o desalinhamento entre o prazo de safras e o recebimento é bastante comum no segmento do agronegócio, eventualmente as empresas precisam antecipar os valores que têm a receber, seus recebíveis, para financiar a produção.

Para isso, eles recorrem aos FIDCs, sigla para direitos creditórios, uma forma de investimento em renda fixa constituída sob a forma de condomínio aberto.

Dessa forma, captam recursos e mantêm a produção financiada com menores juros e melhores condições de pagamento. 

Fiagro-FII

Fiagro-FII são fundos que investem em propriedades imobiliárias do agronegócio, constituídos nos termos da Instrução CVM 472

Esses investimentos podem ser diretamente em de terras e imóveis agrícolas, semelhante aos FIIs de tijolo, ou em títulos de renda fixa do setor imobiliário, como LCAs (Letras de Crédito Imobiliário) e CRAs (Certificados de Recebíveis Imobiliários). 

Fiagro-FIP

O Fiagro-FIP são fundos de investimento em participações societárias em empresas do segmento, constituídos nos termos da Instrução CVM 578

FIP é a sigla para Fundo de Investimento em Participações, que nada mais é do que a união de recursos para investir em companhias em fase de desenvolvimento. 

Logo, ao adquirir cotas de um Fiagro-FIP, o investidor se tornará sócio de empresas desse setor e poderá participar das decisões e dos resultados.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Vantagens do Fiagro

O Fiagro representa mais uma opção de investimento no agronegócio, um dos principais setores da economia brasileira. O segmento corresponde a cerca de 27% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.

Além disso, tem se mostrado um dos setores mais resilientes nas crises.

Sendo assim, o Fiagro se apresenta como uma nova forma de financiar o agronegócio no Brasil.

Investir em Fiagro possui suas vantagens, como:

Diversificação

Ao adquirir uma cota de um Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro) o investidor está exposto a diferentes ativos do mercado agroindustrial.

Tais quais propriedades rurais, participação em sociedades e ativos financeiros do setor agroindustrial.

Facilidade

Aplicar em Fiagro é uma maneira fácil de aproveitar do setor e ativos das cadeias produtivas agroindustriais sem a necessidade de realizar a compra de um imóvel rural.

Valor inicial baixo

As cotas do fundo são acessíveis e não é preciso desembolsar um valor alto, normalmente exigido para investimento em um imóvel.

Gestão profissional

Por se tratar de um fundo de investimento, todas as tarefas ligadas à administração e escolha de ativos ficam a cargo dos profissionais.

Proventos isentos de Imposto de Renda

O Fiagro paga dividendos isentos de Imposto de Renda, dependendo das condições.

Atividade importante para a economia 

Agronegócio e commodities são relevantes para a economia brasileira.

Possuir uma parcela desse setor na carteira, pode ser extremamente favorável.

Resiliência do setor 

O agronegócio tem se mostrado um setor resistente à crises. Mesmo em meio à pandemia e à retração do PIB, o setor conseguiu crescer 2% em 2020 comparado ao ano anterior. 

Já em 2021, o setor encerrou com saldo positivo de US$ 105,1 bilhões, uma alta de 20% em relação ao ano anterior. 

Desvantagem do Fiagro

O investimento em Fiagro também possui suas desvantagens e riscos que devem ser considerados.

Sazonalidade

O setor agrícola enfrenta sazonalidade com períodos determinados de plantio e colheita, o que pode afetar o rendimento do investimento em determinados intervalos de tempo.

Volatilidade

O setor também é altamente vulnerável a riscos climáticos ou pragas, que podem afetar a agricultura. 

Como muitos produtos agrícolas são atrelados às cotações das commodities no mercado internacional, uma variação no preço pode modificar o ganho final sobre os produtos agrícolas. 

Risco regulatório 

O Fiagro é um investimento muito novo, portanto, não existe ainda uma lei específica para ele.

Em termos regulatórios, o Fiagro está atrelado à Resolução CVM 39 em caráter experimental e temporário.

Espera-se que ainda haja alterações e uma definição mais clara da CVM.

Portanto, as regras desse investimento ainda podem mudar e o investidor precisa estar ciente deste risco regulatório.

Como investir em Fiagro

Os Fiagros são investimentos disponíveis na Bolsa de Valores Brasileira, a B3, e podem ser acessados diretamente do home broker da sua corretora.

Quanto à escolha do fundo, a análise de um Fiagro é semelhante à de um fundo imobiliário, principalmente os de papel, que investem em títulos de renda fixa do setor imobiliário. 

Para uma boa avaliação é preciso aprender um pouco sobre a dinâmica do setor.

Outro ponto a observar são os tipos de Fiagro. Cada qual garante o lastro dos ativos do fundo. 

Quais os Fiagros listados na B3?

Atualmente, existem 29 fundos de investimento em cadeias agroindustriais (Fiagros) disponíveis na B3.

Veja a lista dos ativos disponíveis na B3 até 08 de dezembro de 2022:

Nome no PregãoCódigo
FIAGRO FLEMFLEM11
FIAGRO 051FZDA11
FIAGRO AAGRFGAA11
FIAGRO AAZQAAZQ11 
FIAGRO BBGOBBGO11
FIAGRO CCFACCFA11
FIAGRO CPTRCPTR11 
FIAGRO DEVANDCRA11 
FIAGRO ECOEGAF11
FIAGRO AGRXAGRX11 
FIAGRO RIZARZAG11
FIAGRO JGPJGPX11 
FIAGRO FGAFGAA11
FIAGRO GLPGGCRA11 
FIAGRO GRWAGRWA11
FIAGRO HIGHHGAG11 
FIAGRO RURARURA11
FIAGRO KINEAKNCA11 
FIAGRO LESTELSAG11 
FIAGRO MAVCMAVC11
FIAGRO NCHNCRA11 
FIAGRO INNOVOIAG11 
FIAGRO PLURPLCA11 
FIAGRO RZEORZAG11
FIAGRO SFIIAGR11
FIAGRO SUNOSNAG11 
FIAGRO VGIAVGIA11 
FIAGRO VCRAVCRA11
FIAGRO XP CAXPCA11 

Fonte: B3

Fiagro vale a pena?

O Fiagro é mais uma oportunidade para investir no agronegócio brasileiro, o segmento da economia que mais se destaca e ostenta uma diversidade de commodities agrícolas.

É possível encontrar cotas de Fiagro com valores bem acessíveis, democratizando o acesso a pequenos investidores.

O Fiagro é um produto de Renda Variável, sendo assim, o valor de suas cotas varia conforme a oferta e a demanda e diferentes fundos podem ter uma relação de risco x retorno distinta.

Esse tipo de produto é mais uma alternativa para financiar o agronegócio e não substitui as aplicações em produtos de Renda Fixa desse segmento como CRAs e LCAs.

Saiba mais sobre as oportunidades e riscos de investir no Fiagro.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.