A morte de Charlie Munger, na terça-feira, aos 99 anos, deixou em aberto o cargo de vice-presidente da Berkshire Hathaway (BERK34).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse é o fim de uma era na Berkshire Hathaway, deixando Warren Buffett como a única lenda viva dos investimentos do conglomerado e destacando gestores que em grande parte operaram à sua sombra.

Poucas empresas estiveram tão intimamente associadas aos seus líderes como a Berkshire esteve com Buffett e Munger, que se conheciam há mais de seis décadas, os últimos 45 anos como presidente e vice-presidente do conglomerado sediado em Omaha, Nebraska.

O que acontece agora?

Em 2021, Buffett anunciou Greg Abel, o vice-presidente de operações não relacionadas a seguros da Berkshire, de 61 anos, como seu sucessor.

Empresário canadense e CEO da Berkshire Hathaway Energy, Abel é um fiel à empresa de longa data e bem visto entre os colegas em meio à iminente mudança de liderança exigida pelo envelhecimento de Buffett.

Com o falecimento de Munger, Abel pode ter uma relação de trabalho mais próxima com Buffett.

Greg Abel  e Ajit Jain, que supervisiona os negócios de seguros, estão em suas funções desde 2018, e Abel, em particular, assumiu maiores responsabilidades nos últimos anos.

As grandes mudanças  na Berkshire ocorrerão quando Buffett deixar o cargo de CEO e após sua morte.

A provável equipe de liderança pós-Buffett será Abel como CEO, Jain supervisionando os negócios de seguros, e Ted Weschler e Todd Combs, que agora gerem cerca de 10% da carteira de ações de 350 mil milhões de dólares da Berkshire, supervisionando todas as operações de investimento. 

Espera-se que o filho mais velho de Buffett, Howard, seja o presidente.

O próprio Munger disse em 2021 que acreditava que Abel “manteria a cultura” que tornou a Berkshire tão bem-sucedida.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Greg é simplesmente sensacional como líder empresarial, tanto como pensador quanto como executor. Ele também é uma tremenda máquina de aprender – você pode argumentar que ele é tão bom quanto Warren em aprender todos os tipos de coisas”, disse Munger certa vez sobre Abel.

“Há algumas coisas em que ele é melhor do que Warren, e Warren sabe disso, e ele continua jogando em Greg tudo o que Greg pode fazer melhor, e isso é muito”, acrescentou Munger.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.