O Nubank (NYSE:NU; B3:NUBR33) anunciou nesta quarta-feira (19) a criação de uma criptomoeda própria no próximo ano.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O token, batizado de Nucoin, servirá de base para um novo programa de fidelidade do banco digital. 

O lançamento deve ocorrer no no primeiro semestre de 2023 e a criptomoeda será disponibilizada de graça para clientes no Brasil, na Colômbia e no México.

Em um comunicado à imprensa, a empresa apresenta o Nucoin como “uma nova maneira de reconhecer a fidelidade do cliente e incentivar o envolvimento com os produtos do Nubank”. 

O Nubank disse que planeja oferecer descontos e outras vantagens aos detentores do token.

“O projeto é mais um passo à frente em nossa crença no potencial transformador da tecnologia blockchain e para democratizá-la ainda mais, indo além da compra, venda e manutenção de criptomoedas no aplicativo Nu”, Fernando Czapski, gerente geral da Nucoin do Nubank, disse em um comunicado.

Antes do lançamento, o Nubank promete selecionar 2 mil usuários para testar a novidade “aderindo às práticas comuns em projetos de blockchain”, segundo a empresa. 

“Nesta fase, mais do que feedback, a proposta é explorar um processo descentralizado de criação de produtos, característico da Web3”, disse Nubank.

A criptomoeda foi construída na rede Polygon, um protocolo chamado “Layer 2” que visa aliviar o congestionamento na blockchain Ethereum, onde as transações podem ser caras e demorar muito para serem processadas. 

A Polygon diz que sua plataforma é capaz de suportar milhares de transações por segundo.

O anúncio marca o mais recente movimento em ativos digitais por uma grande instituição financeira.

O JPMorgan lançou seu próprio token, JPMCoin, a chamada stablecoin que mantém uma indexação de um para um ao dólar americano. 

Em outubro, a Mastercard lançou uma nova ferramenta, a Crypto Secure, destinada a ajudar os emissores de cartões a evitar fraudes envolvendo trocas de criptomoedas. 

Empresas como PayPal e Robinhood também oferecem negociação em criptomoedas. 

O banco de Wall Street, Goldman Sachs, tem sua própria mesa interna de negociação de criptomoedas .

O Nubank já havia entrado no jogo de criptomoedas por meio de sua plataforma Nucripto, que oferece negociação em uma variedade de tokens, incluindo bitcoin e ether. 

A exchange, que conta com a tecnologia da startup de infraestrutura blockchain Paxos, atingiu 1 milhão de usuários em julho, um mês após o lançamento.

Onde Investir? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.