Quando se trata de dinheiro, as mulheres tendem a se considerar mais como poupadoras do que como investidoras. Ter essa perspectiva pode afetar a capacidade das mulheres de aumentar a riqueza ao longo do tempo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O maior risco para as carteiras das mulheres é não assumir riscos suficientes”, disse Nancy Tengler, CEO e diretora de investimentos da Laffler Tengler Investments, à CNBC.

Tengler, que atua como gestora de portfólio há mais de 40 anos, disse ter notado que muitas mulheres, de todas as profissões, desde executivas de negócios a médicas, ainda assumem papéis secundários nas finanças domésticas.

A resposta comum geralmente era algo como: “Ah, meu marido cuida disso”, de acordo com Tengler.

Isso inspirou a especialista a escrever seu livro, “O Guia das Mulheres para Investimentos de Sucesso”.

As mulheres são melhores investidoras do que os homens”, disse Tengler, e muitas vezes são menos orientadas para os benchmarks, estão dispostas a fazer mais investigação e estão abertas a mudar de ideias.

No entanto, a empresa também descobriu que as mulheres tendem a guardar muito dinheiro porque precisam se sentir mais confiantes e saberem mais antes de investir.

Embora muitas mulheres não tenham confiança para investir, mesmo assim, suas carteiras apresentam um desempenho superior ao dos seus homólogos masculinos, de acordo com o Estudo de Mulheres e Investimento de 2021 da Fidelity Investments. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em média, as mulheres investidoras obtêm retornos positivos e ultrapassam os homens em 40 pontos base, ou 0,4%, mostra uma análise do desempenho anual de 5,2 milhões de contas entre Janeiro de 2011 e Dezembro de 2020.

“Isso demonstra que as mulheres são grandes investidoras e, quando agem, pode funcionar muito bem para elas”, disse Lorna Kapusta, chefe de mulheres investidoras e envolvimento do cliente na Fidelity.

As últimas descobertas estão alinhadas com pesquisas anteriores da empresa, que mostram que as mulheres podem ofuscar os homens com uma estratégia de investimento comprar e manter em vez de negociações frequentes, o que tende a prejudicar o desempenho ao longo do tempo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Como aproveitar seu potencial

Existem razões pelas quais as mulheres devem permanecer ativamente envolvidas na gestão das suas finanças domésticas, de acordo com Tengler. A idade média do primeiro divórcio de uma mulher é de 30 anos, enquanto a idade média de uma viúva é de 59 anos.

Tengler experimentou isso em primeira mão quando ficou viúva aos 59 anos.

As mulheres têm maior probabilidade do que os homens de serem atingidas por “obstáculos financeiros” na reforma , de acordo com uma investigação recente de Edward Jones e AgeWave.

“As mulheres estão menos preparadas para a aposentadoria”, disse Lena Haas, chefe de consultoria e soluções de gestão de patrimônio da Edward Jones. “As mulheres são atingidas com mais frequência e estão menos preparadas para fazer ajustes na área financeira.”

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para as mulheres que vivenciam estes acontecimentos que mudam a vida, pode ser ainda mais difícil se estiverem a familiarizar-se com a sua carteira de investimentos pela primeira vez, disse Tengler.

Para começar agora, Tengler oferece alguns conselhos.

1. Esteja disposta a correr mais riscos

As mulheres estão preparadas para acumular maior riqueza. Até este ano, estima-se que as mulheres controlarão US$ 93 trilhões em ativos a nível mundial, de acordo com Tengler, citando uma investigação do Boston Consulting Group.

Como indivíduos, as mulheres só podem tornar-se mais ricas assumindo níveis adequados de risco de investimento para a sua idade e prazos de objetivos.

Ter apenas 5% de uma carteira de investimentos em dinheiro, em vez de ações, reduzirá o retorno total anual em 0,30%, segundo Tengler. 

Ao longo de um período de 20 anos, isso pode resultar num crescimento de 30.000 dólares a menos para uma carteira que começou com 100.000 dólares, assumindo um retorno médio anual das ações de 9%.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

2. Mantenha o curso

Quando se trata de investir, as mulheres também podem ficar de fora se não se comprometerem totalmente com a sua estratégia de investimento.

Por exemplo, quando a volatilidade do mercado atinge, pode ser tentador vender e ficar à margem.

Mas os investidores que o fizerem verão os seus retornos cair à medida que registam perdas e perdem uma eventual recuperação. 

Embora o retorno médio anual possa ser de 8%, perder os cinco melhores dias do mercado pode levar esse rendimento para apenas 6,2%, segundo Tengler.

Ao longo de muitos anos, perder os melhores dias do mercado pode resultar em perdas significativas de riqueza.

“Como as mulheres vivem mais, precisamos de nos envolver no processo de investimento”, escreve Tengler no seu livro. “E aprenda a importância de correr riscos suficientes.”

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

3. Compre empresas que você conhece e faça sua pesquisa

A seleção de investimentos pode parecer intimidante para qualquer investidor. Mas não precisa ser assim, segundo Tengler.

Escolher nomes de empresas com as quais você está familiarizado pode ser um começo. Além disso, muitas vezes vale a pena manter essas ações a longo prazo, mesmo quando as suas perspetivas não são favoráveis, de acordo com Tengler.

Muitas ações de empresas, incluindo nomes como Microsoft ou Apple, podem ter altos e baixos.

“Com o tempo, coisas boas acontecem às ações ruins de grandes empresas”, disse Tengler.

Embora as conclusões mostrem que as mulheres fizeram progressos, apenas um terço se sente confiante na sua capacidade de tomar decisões de investimento.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Não precisa esperar para saber mais antes de começar a investir. Se fizer isso, estará perdendo um tempo valioso.

Se não se sente segura o suficiente para investir por conta própria, procure o auxílio de um consultor de investimentos.

Pesquisas mostram que ter o acompanhamento de um consultor aumenta a confiança e os resultados da carteira até mesmo para quem já investe sozinho.

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.