A libra esterlina subiu em relação ao dólar na segunda-feira, depois que o governo do Reino Unido fez uma reviravolta em seu plano de cortar impostos para os ricos, o que assustou os investidores e abalou os mercados.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O ministro das Finanças do Reino Unido, Kwasi Kwarteng, confirmou relatos anteriores de que o governo estava prestes a abandonar o plano de abolir a alíquota máxima de 45% do imposto de renda, informou a BBC na segunda-feira. 

A libra tocou US$ 1,1263 logo depois que os relatórios surgiram, perto dos níveis em que era negociada em 23 de setembro, antes de Kwarteng anunciar as propostas de impostos e gastos do novo governo. 

A moeda do Reino Unido caiu para uma baixa histórica na segunda-feira passada, depois que Kwarteng deu a entender que poderia haver ainda mais cortes de impostos

Os investidores ficaram assustados com a política de financiamento de dívidas, que pesou nas ações e em outros mercados. 

Eles estavam preocupados que isso alimentasse a inflação, levasse a um ritmo mais rápido de aumento das taxas de juros e minasse a economia já em dificuldades do Reino Unido. 

A reviravolta ocorre depois que vários legisladores do partido conservador no poder se manifestaram contra os cortes de impostos planejados e as pesquisas mostraram oposição popular à medida. 

As propostas foram as mais agressivas em quase 50 anos, pois eliminaram a alíquota máxima do imposto de renda e reduziram as alíquotas básicas em 1%.

O Fundo Monetário Internacional criticou duramente o amplo pacote fiscal, que também incluía planos para abandonar um aumento programado na taxa de seguro nacional (imposto de seguridade social) e reduzir os impostos sobre compras de propriedades abaixo de 250.000 libras. 

O FMI disse que trabalharia em oposição ao aperto monetário do Banco da Inglaterra para combater a inflação.

Embora os mercados tenham saudado a reviravolta, analistas disseram que o abandono da política reflete o posicionamento incerto do governo da nova primeira-ministra Liz Truss, que pode injetar mais volatilidade nos mercados.

"Não há como negar que a medida faz o governo parecer incompetente, o que é menos do que favorável para a estabilidade política no Reino Unido", disse Fiona Cincotta, analista do City Index. 

"A libra vem se comportando mais como uma moeda de mercado emergente nas últimas semanas, e esse comportamento do governo pouco fará para mudar essa percepção."

"A primeira grande reviravolta no primeiro mês de governo não é exatamente um começo encorajador para o governo de Liz Truss", acrescentou. 

"A medida poderia limitar os ganhos em libras esterlinas, já que o mercado se preocupa com a capacidade dos governos de enfrentar essa tempestade de maneira coerente."

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.