O que é Leilão Holandês

Leilão Holandês é um tipo de leilão, no qual a oferta de preços ocorre de forma inversa ao leilão tradicional. Ou seja, o leiloeiro inicia oferecendo um lance alto e vai diminuindo gradativamente, até que alguém aceite pagar o preço anunciado. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse tipo de leilão ocorre, geralmente, quando é necessário vender um bem de forma rápida, como alimentos, plantas ou qualquer item perecível. 

Em questão de estratégias e resultados, o Leilão Holandês funciona de forma semelhante ao leilão tradicional, com a diferença de ele acabar com o lance mais baixo, ou com o lance mínimo, chamado de preço de reserva.  

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Leilão Holandês

O Leilão Holandês se apresenta como uma alternativa direta ao leilão tradicional, já que os seus modos de funcionamento são muito semelhantes. 

No leilão tradicional, os lances iniciam com os preços mais baixos, a partir da iniciativa dos próprios participantes. Posteriormente, o valor vai aumentando até que nenhum outro participante esteja disposto a pagar um valor mais alto.

No Leilão Holandês, por outro lado, os lances começam pelo valor mais alto, sendo que este valor inicial é apresentado pelo leiloeiro, não mais pelos participantes.

O item a ser leiloado tem um preço inicial acima ao valor que o seu vendedor espera receber. Depois, os preços diminuem até que algum investidor ali presente aceite o lance, vencendo o leilão.

Para não prejudicar o vendedor, o Leilão Holandês estipula um lance mínimo para a venda, conhecido como preço de reserva, que é o preço mais baixo pelo qual o proprietário se dispõe a vender o item em questão.

Embora as estratégias sejam iguais, é natural que os preços finais do Leilão Holandês sejam mais baixos do que o leilão tradicional. Assim, eles são alternativas competitivas um do outro, pois cada um pode ser mais vantajoso dependendo de cada objetivo.  

Vantagens do Leilão Holandês 

O Leilão Holandês, assim como todos os tipos de leilão, apresenta vantagens que devem sempre ser consideradas com base no perfil de investidor de cada um. Vale, então, conhecê-las para que se possa alinhar com as metas estipuladas.

Assim, alguns dos benefícios do Leilão Holandês são:

  • Oferece aos participantes maior rapidez na compra e na venda dos itens leiloados;
  • É um tipo de leilão fácil e simples de ser realizado;
  • Fornece transparência das negociações para os participantes, tanto para compradores, quanto para vendedores, o que garante mais a segurança dos envolvidos;
  • Garantia de benefícios econômicos para o vendedor que realizar a negociação, visto que pode ser um risco para ele a possibilidade de o lance terminar com um valor menor do que o mesmo havia estipulado;
  • Os produtos leiloados em grandes quantidades podem ser escoados de maneira rápida;
  • Democratização da participação dos pequenos investidores em ofertas públicas, uma vez que o processo não é controlado por bancos de investimentos;

Além dessas vantagens elencadas, vale pontuar que o Leilão Holandês oferece boas oportunidades para a compra de produtos com preços mais baratos ou, pelo menos, mais competitivos.

Dessa forma, o Leilão Holandês tem a capacidade de aproximar o preço da oferta e o preço pelo qual a ação será negociada depois de ser uma das empresas listadas na bolsa de valores.

Por fim, é importante sempre ter cuidado e autoconhecimento enquanto investidor para entrar em qualquer tipo de leilão.

Especificamente no Leilão Holandês, os investidores menos experientes correm o risco de não saberem analisar de forma correta e apresentarem lances com base em preços estimados, que podem ser supervalorizados ou subvalorizados no IPO.

Então, é importante entender bem sobre o Leilão Holandês para minimizar qualquer risco e aproveitar as vantagens que esse leilão oferece.