O Itaú Unibanco (ITUB4) informou na noite desta terça-feira (03), através de fato relevante, que vem mantendo discussões internas acerca do futuro de seu investimento na XP Investimentos, companhia sediada nas Ilhas Cayman e listada na Nasdaq.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Nesse contexto, a Companhia informa que está em estágio avançado de análise e discussão de estudos acerca da possibilidade de segregar essa linha de negócio do conglomerado Itaú Unibanco em uma nova sociedade.

A nova empresa seria criada mediante cisão de empresas do referido conglomerado com a versão de parte do seu patrimônio, representada por ações representativas de 41,05% do capital da XP, para a nova Companhia.

Com a eventual cisão, os acionistas do Itaú Unibanco receberiam participação acionária na nova empresa, cujo único ativo seria aquela linha de negócio representada por tais ações do capital da XP.

A Companhia, que seria uma empresa de capital aberto, passaria a ser parte do Acordo de Acionistas da XP. Caso se decida implementar a referida cisão, ela não será concretizada antes de 31 de dezembro de 2020.

O estudo prevê, ainda, a possibilidade de venda do restante das ações de emissão da XP detidas pelo Itaú Unibanco, correspondentes a 5% do capital social da XP, visando monetizar parte de seu investimento na referida companhia, o que geraria aumento do índice de Capital Principal de Basileia III.

A possível venda, se concretizada, e a depender das condições aplicáveis de mercado, poderá ser realizada por meio de uma ou mais ofertas públicas realizadas na Nasdaq ou em qualquer outra bolsa de valores na qual a XP tenha suas ações ou certificados de suas ações listados.

As operações ainda dependem de aprovação do Conselho de Administração da Companhia, que avaliará detalhadamente as condições a elas aplicáveis e seus efeitos.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado do Itaú Unibanco no Segundo Trimestre de 2020

O resultado do Itaú Unibanco (ITUB4) no segundo trimestre de 2020 (2t20), divulgado no dia 03 de agosto, apresentou um prejuízo líquido de R$ 1,9 bilhão, contra um lucro líquido de R$ 6,7 bilhões em relação ao mesmo período do ano anterior.

O índice de basiléia do Banco Itaú em junho de 2020, totalizou 13,5%, apresentando retração de 2,3 pontos percentuais na comparação com dezembro de 2019.

As ações da Itaú Unibanco (ITUB4) acumulam queda de 3,37% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 31,67% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.