A Gol (GOLL4) está considerando a possibilidade de pedir recuperação judicial nos Estados Unidos em até um mês, segundo informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, do último domingo (14), citando fontes.
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De acordo com a publicação, aderir ao Capítulo 11 (Chapter 11) da lei de falências americana é mais vantajoso do que solicitar recuperação judicial no Brasil na avaliação da empresa.
A aérea está usando as próximas duas semanas para viabilizar um plano de reestruturação de dívidas entre as partes envolvidas, fora do âmbito judicial. Contudo, a coluna aponta que tem se mostrado inviável devido à multiplicidade de interesses em jogo.
O Itaú BBA espera uma reação negativa do mercado a esta notícia na Bolsa, pois levantará preocupações sobre diluição potencial adicional para os acionistas.
A Gol já havia divulgado no início de dezembro ter contratado um consultor financeiro, Seabury Capital, para auxiliar em uma ampla revisão de sua estrutura de capital.
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Além disso, no seu Investor Day, a Gol compartilhou evidências dos desafios que enfrentava, considerando que a sua atual liquidez não lhe permitiria colocar novamente no ar as suas 20 aeronaves ociosas, já que isso custaria US$ 200-250 milhões, enquanto sua posição de caixa era de R$ 994 milhões no 3T23 (versus a dívida bruta de R$ 19,5 bilhões e Ebitda, ou lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, ajustado dos últimos 12 meses de R$ 4,7 bilhões).
“É por isso que a empresa mencionou que está tentando adotar uma abordagem holística com diversas partes interessadas”, avalia o banco.
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O BBA tem recomendação marketperform (desempenho em linha com a média do mercado, equivalente a neutro), com preço-alvo de R$ 7,30, ou 4% de queda frente ao fechamento de queda.
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