O magnata da mineração, Germán Larrea Mota Velasco, é o bilionário mais misterioso e recluso do México.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Pouco se sabe de sua vida pessoal e profissional, a não ser que ele é dono do Grupo México, que possui uma mineradora de cobre, empresa de transporte de carga e infraestrutura, com operações também no Peru e nos EUA.

Germán Larrea é um dos bilionários mais ricos da América Latina e o segundo homem mais rico do México, depois do magnata das telecomunicações Carlos Slim.

Sua fortuna está avaliada em US$ 32 bilhões, o que o coloca como o 62º na lista dos mais ricos do mundo em 2024.

Conheça o que se sabe da trajetória de um dos empresários mais importantes do México.

Quem é Germán Larrea Mota-Velasco

Germán Larrea Mota-Velasco é um empresário bilionário mexicano, Presidente Executivo e Presidente do Conselho do Grupo México.

Ele ocupa cargos importantes em todas as divisões da empresa, sendo o presidente do Conselho da Corporação de mineração, de transportes e de infraestrutura.

É ainda o presidente do Conselho da fundação grupo méxico.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Vida e carreira

Germán Larrea Mota-Velasco nasceu em 26 de outubro de 1953, no México, conforme a Wikipedia.

Ele iniciou a sua carreira em 1978, quando fundou o Grupo Impresa, uma editora e gráfica, da qual foi Presidente e CEO até 1989, altura em que a empresa foi vendida.

Em 1981, ingressou no Grupo México como vice-presidente executivo e diretor. Ele se tornou presidente, presidente e CEO da empresa em 1994. 

O Grupo México tornou-se uma das maiores empresas mineradoras do mundo. 

A empresa é a terceira maior produtora de cobre do mundo e também produz ouro, prata, chumbo e zinco. 

O Grupo México possui operações no México, Estados Unidos, Peru e Chile. Além de sua função no Grupo México, Larrea também é presidente da Southern Copper Corporation e do Grupo Ferroviario Mexicano. 

Sob sua liderança como presidente e CEO, o Grupo México expandiu-se para os setores de infraestrutura e transporte ferroviário.

Entre 1997 e 2005, adquiriu os direitos da rede ferroviária mexicana. Em 2017, ele anunciou a aquisição da Florida East Coast Railway por 2,1 bilhões de dólares.

Ele também é Presidente do Conselho de Administração e Diretor-Presidente da Empresarios Industriales de Mexico e da Fondo Inmobiliario de Mexico, desde 1992.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

É membro do Conselho de Administração do Conselho Empresarial Mexicano desde 1999, e foi membro do Conselho de Administração do Banco Nacional de México, SA em 1992, do Citigroup de 1992 a 2015, e do Grupo Televisa, de 1999 a 2014.

Em 2014, sua mineradora foi alvo de investigação depois de um derrame na sua mina de cobre em Sonora, no México, ter contaminado dois rios próximos.

A empresa concordou com um pedido do governo para depositar US$ 150 milhões em um fundo fiduciário para compensar os residentes locais prejudicados pelo vazamento, informou a Forbes.

Em 2017, Larrea desmembrou o braço de transporte do Grupo México em uma nova empresa, GMexico Transportes, parcialmente propriedade de duas empresas de Carlos Slim Helú.

A Forbes chamou Germán Larrea Mota-Velasco de “o multimilionário mais misterioso do México”.

Seu perfil discreto permite-lhe o luxo de comer fora e viajar sem ser abordado, tanto no estrangeiro como no México. 

Ele tem residência no México e nos EUA (em Miami e Chicago), é casado e tem pelo menos dois filhos adultos, mas fora esses detalhes, pouco se sabe de sua vida.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.