O co-fundador da FTX, Gary Wang, e a ex-co-CEO da Alameda Research, Caroline Ellison, se declararam culpados de acusações federais envolvendo o colapso da FTX.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Wang se declarou culpado de conspiração para cometer fraude eletrônica, de commodities e de valores mobiliários. 

Ellison se declarou culpada de sete acusações que incluem conspiração para cometer fraude eletrônica, de valores mobiliários, de commodities e de conspiração para cometer lavagem de dinheiro.

As acusações foram divulgadas na mesma noite em que o ex-CEO da FTX Sam Bankman-Fried estava a caminho de Nova York, onde enfrenta oito acusações criminais federais dos mesmos promotores que aceitaram os acordos de confissão de Ellison e Wang. 

Os acordos de confissão da dupla foram assinados na segunda-feira, no Distrito Sul de Nova York.

Bankman-Fried foi preso na semana passada nas Bahamas após seu indiciamento.

Ele passou os últimos dias envolvido em audiências judiciais contenciosas sobre se aceitaria a extradição para os EUA.

Simultaneamente, tanto a Commodity Futures Trading Commission quanto a Securities and Exchange Commission lançaram queixas civis contra eles.

A SEC alegou que eles estavam envolvidos “em um esquema plurianual para fraudar investidores de capital na FTX, a plataforma de negociação de criptomoedas cofundada por Samuel Bankman-Fried e Wang”.

A queixa expandida da CFTC acusa “Ellison de fraude e deturpações materiais em conexão com a venda de commodities de ativos digitais no comércio interestadual e acusa Wang de fraude em conexão com a venda de commodities de ativos digitais no comércio interestadual”.

Wang e Ellison aceitaram as reivindicações feitas contra eles, disse o comunicado da CFTC. 

Ellison foi apontado na queixa da SEC por se envolver em manipulação artificial de FTT, token autoemitido da FTX, como parte de um esforço mais amplo para aumentar a garantia disponível da Alameda Research para empréstimos.

A SEC disse que Ellison e Wang estão cooperando com a investigação em andamento da agência.

A Alameda Research estava vinculada a vários empréstimos de grandes empresas de criptografia que já entraram com pedido de proteção contra falência, incluindo Voyager Digital e BlockFi Lending .

O procurador dos EUA, Damian Williams, não ofereceu detalhes específicos sobre as acusações contra Ellison ou Wang, informou a CNBC.

A SEC alega que Ellison e Wang, em suas respectivas funções na Alameda e na FTX, incitaram o Bankman-Fried em supostamente fraudar clientes da FTX.

A SEC alega que Wang criou um backdoor de software na plataforma da FTX que permitiu à Alameda desviar fundos de clientes para suas próprias negociações. O Alameda foi liderado por Bankman-Fried até 2021, quando Ellison assumiu o controle ao lado de Sam Trabucco, que saiu do Alameda em agosto de 2022.

Trabucco não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNBC.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ellison, 28, e Wang, 29, tornam-se o segundo e terceiro indivíduos a serem acusados ​​em conexão com o colapso multibilionário da FTX. Bankman-Fried, 30, foi indiciado em tribunal federal no início deste mês.

“Bankman-Fried e Wang deram a Alameda e Ellison carta branca para usar os ativos de clientes da FTX para as operações comerciais da Alameda e para quaisquer outros propósitos que Bankman-Fried e Ellison considerassem adequados”, disse a SEC. 

Trabucco, que ingressou na Alameda “por volta de 2019”, de acordo com a SEC, não foi mencionado em relação a qualquer irregularidade.

O advogado de Wang disse em um comunicado: “Gary aceitou a responsabilidade por suas ações e leva a sério suas obrigações como testemunha cooperante”.

O advogado de Ellison não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNBC. 

Um porta-voz dentro do campo Bankman-Fried se recusou a fazer comentários.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: CNBC