O que é Garantia Real?

Garantia Real geralmente é uma garantia utilizada para cobrir eventuais perdas referentes a debêntures. A Garantia Real é aquela que coloca como garantia, algum bem ou direito da empresa emissora da debênture.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Desse modo, se a empresa emissora de debênture ficar inadimplente ou falência, a Garantia Real pode ser acionada e o bem deixado como garantia de debênture pode ser liquidado em benefício aos investidores.

A Garantia Real dá mais segurança ao investimento, uma vez que não há necessidade de esperar pelos demais credores para conseguir recuperar parte do investimento.

Por meio da Garantia Real o investimento em si já está protegido por meio do bem ou direito deixado como garantia.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Garantia Real na Prática

Vamos supor que uma empresa está preparando a emissão de debêntures no mercado e existe a necessidade de oferecer garantias aos investidores.

Nesse momento a empresa tem quatro opções, dentre elas nós temos:

  • Garantia Real;
  • Flutuante;
  • Quirografária;
  • Subordinada;

Com o intuito de chamar mais atenção no mercado e conseguir negociar uma taxa de rendimentos mais atraente, a empresa decidiu pela Garantia Real.

Desse modo a companhia terá que alocar um dos seus ativos e direitos para servir como garantia da debênture caso haja algum problema no futuro.

O alvo da garantia será um dos imóveis da empresa. Assim, havendo inadimplência ou até a falência da companhia, os investidores poderão acionar a Garantia Real e executar o imóvel a título de ser liquidado para que os valores sejam utilizados para compensar as debêntures.

Vale destacar que diferente da Garantia Quirografária, por exemplo, a Garantia Real dá prioridade aos investidores, uma vez que o bem está reservado a eles em caso de inadimplência.

Em uma debênture protegida pela Garantia Quirografária, a garantia não estaria vinculada a bens, mas sim em uma “fila” de credores. A prioridade seria dos trabalhadores com o governo em segundo lugar, só depois os credores, como os investidores seriam atendidos.

Vantagens da Garantia Real

Existem vantagens para o lado do emissor da debênture e vantagem para os investidores. A vantagem do lado dos investidores está relacionada à proteção.

Contar com a disponibilidade de um ativo ou direito que servirá como garantia em uma eventual falência ou inadimplência é algo muito importante.

Está nessa garantia, depositado toda a confiança que os investidores têm sobre a debênture. Por outro lado, o emissor da debênture contará com mais procura por seu papel além de conseguir negociar taxas mais interessantes.

Ao invés de pagar taxas elevadas, devido à baixa garantia (ganhos maiores, riscos maiores, ganhos menores, riscos menores) a empresa provavelmente terá um grande público de investidores, mesmo negociando taxas menores.

Cuidados com a Garantia Real

Mesmo contando que a debênture tenha a Garantia Real, o investimento ainda precisa ser bem avaliado.

Investir em qualquer empresa porque a mesma possui a Garantia Real pode ser tornar uma dor de cabeça, caso a empresa venha a passar por uma falência ou algo do gênero.

É fato que a Garantia Real vai oferecer mais condições para os investidores reverem os seus valores, porém, o todo o processo não será rápido.

Por exemplo, o processo de conseguir levantar o bem que foi colocado como garantia e liquidar o mesmo não vai levar o mesmo tempo de uma “portabilidade de investimento”.

Provavelmente o processo leva mais tempo e pode exigir algum investimento do proprietário da debênture.

Por isso, a Garantia Real é uma vantagem, mas, isso ainda não isenta os investimentos de análise.