O economista e investidor Jeremy Siegel teme que o banco central esteja cometendo o maior erro de sua história e possa provocar uma recessão acentuada.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Isso porque, de acordo com Siegel, a inflação está começando a cair significativamente e o Fed ainda está avançando com seus aumentos das taxas de juros.

"Os últimos dois anos [são] um dos maiores erros de política nos 110 anos de história do Fed, por ficar tão tranquilo quando tudo estava crescendo", disse Siegel. 

Na quarta-feira, o Fed elevou as taxas de juros em mais 75 pontos-base e disse que espera mais aumentos de juros no início de 2023, de acordo com seu gráfico de pontos atualizado.

"Quando temos todas as commodities subindo a taxas rápidas, o presidente Jerome Powell e o Fed disseram: 'não vemos inflação. Não vemos necessidade de aumentar as taxas de juros em 2022."

"Agora, quando todas essas mesmas commodities e preços de ativos estão caindo, ele diz: 'Inflação teimosa que exige que o Fed permaneça rígido até 2023.' Não faz absolutamente nenhum sentido para mim, muito apertado!" Siegel disse em entrevista à CNBC na sexta-feira.

Siegel apontou que os preços do petróleo caíram para níveis não vistos desde o início de 2022, antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, e os preços das casas e a atividade de construção de casas estão começando a cair.

"A única coisa que não está caindo são os salários e, a propósito, os salários estão no modo de recuperação. Não discuta que eles estão empurrando a inflação, eles estão ficando para trás. Quero dizer, os trabalhadores estão tentando recuperar um pouco da inflação. qual é a inflação", disse Siegel.

"Por que ele está colocando o fardo sobre esses trabalhadores, sobre os empregados, quando o preço de todas as outras commodities está caindo", disse Siegel apaixonadamente. 

"Acho que o Fed está muito apertado. Eles estão cometendo exatamente o mesmo erro do outro lado que cometeram há um ano", acrescentou Siegel.

Para Siegel, o Fed tem um histórico incrivelmente ruim em prever com precisão onde eles esperam que as taxas de juros sejam apenas alguns meses no futuro.

Há apenas um ano, esta semana, a expectativa mediana para a taxa de fundos do Fed estava em menos de 1% até o final de 2022 e em 1,75% até o final de 2024. Hoje, a taxa de fundos do Fed está em um intervalo de 3%-3,25%, e deve ficar em 4,5% até o final deste ano. 

Siegel espera que os movimentos excessivamente rígidos do Fed continuem a pesar nos preços das ações e, se esse aperto do Fed continuar até 2023, "você pode ter certeza de que haverá uma grande recessão do outro lado", disse Siegel.

"Estou muito chateado. É como um pêndulo. Eles foram muito fáceis em 2020 e 2021, e agora [representando o Fed] 'seremos caras realmente durões até esmagarmos a economia'. Quero dizer, isso é absolutamente para mim, uma política monetária ruim seria um eufemismo", disse Siegel.

Siegel espera que o Fed "eventualmente veja a luz", já que nenhuma de suas previsões recentes provavelmente se tornará realidade.

"Acho que eles serão forçados a reduzir as taxas [de juros] muito mais rapidamente do que imaginam", disse Siegel, uma medida que pode preparar as ações para uma possível recuperação de seu declínio contínuo.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.