A disparidade de investimento entre homens e mulheres aumenta à medida que mais homens optam por investir, enquanto uma proporção maior de mulheres prefere manter o dinheiro, diz relatório publicado pelo Financial Times.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O FT cita a pesquisa da casa de investimentos Boring Money, que descobriu que a lacuna de investimento entre gêneros aumentou em £ 54 bilhões, para £ 567 bilhões, entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024. 

Os homens investiram £ 1,01 bilhão, contra £ 450 bilhões para as mulheres. Os números incluem investimentos pessoais, mas excluem pensões laborais.

A diferença aumentou devido ao fato de mais homens com idades entre os 25 e os 44 anos optarem por investir em comparação com mulheres da mesma faixa etária, de acordo com o estudo, que entrevistou 6.486 adultos em todo o Reino Unido. 

O estudo conclui que as mulheres tendem a ser mais avessas ao risco e menos confiantes em investir do que os seus homólogos masculinos. 

“A disparidade de investimento entre homens e mulheres permanece teimosa e frustrantemente elevada e piorou em 2024”, disse Holly Mackay, diretora executiva da Boring Money. 

A disparidade é ainda mais pronunciada entre os jovens dos 18 aos 24 anos, onde 9% das mulheres investem, em comparação com 22% dos homens. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Na Escócia e no País de Gales, os homens com menos de 44 anos têm três vezes mais probabilidades de investir do que as mulheres. 

O montante médio detido pelos investidores do sexo masculino é de £102.000, em comparação com £66.000 para as mulheres. 

Se os montantes investidos por gênero fossem distribuídos por todos os homens no Reino Unido, os homens teriam em média £40.000, enquanto as mulheres teriam £16.000. 

O inquérito também destacou atitudes diferentes em relação ao risco, sendo as mulheres de todas as idades — mesmo as que investem — menos tolerantes relativamente ao risco do que os homens. 

Apenas 18% das mulheres escolheriam um investimento de risco mais elevado, em comparação com 33% dos homens. 

A preferência dos homens em investir em criptomoedas também pode contribuir para esta lacuna. De acordo com HM Revenue & Customs, 13 % dos homens possuem o ativo, em comparação com 6 % das mulheres. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Mais estudos relevam o mesmo

De acordo com uma pesquisa com 2.000 pessoas encomendada pela plataforma de negociação de alto crescimento Capital.com em outubro de 2021, quando questionadas sobre como investiram £ 1.000, mais mulheres do que homens disseram que economizaram (41% mulheres vs 31% homens).

Apesar da propensão das mulheres para poupar, o mesmo inquérito também revelou que apenas 29% das mulheres entrevistadas no Reino Unido negociaram ou investiram em ações e ações online, em comparação com 47% dos homens. 

Quando questionadas sobre o motivo pelo qual não estavam interessadas em negociar online, 58% das mulheres entrevistadas disseram que achavam que era muito arriscado e 52% disseram que sentiam que não sabiam o suficiente sobre negociação e investimento online.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Tais atitudes não são exclusivas do Reino Unido. De acordo com uma pesquisa do BNY Mellon, apenas uma em cada 10 mulheres em todo o mundo sentiu que compreendia completamente o investimento, enquanto apenas 28% das mulheres se sentiam confiantes em investir o seu dinheiro. 

Um surpreendente número de 45% das mulheres considerava o mercado de ações muito arriscado para elas.

Dados da Wealthify, que entrevistou 2.000 britânicos que têm pelo menos £ 5.000 em poupanças, mas que nunca investiram antes, descobriram que 74% das mulheres britânicas estavam nervosas em investir, em comparação com apenas 58% dos homens.

Tudo isto resulta em uma enorme lacuna de investimento.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por que as mulheres investem menos que os homens?

A Wealthify descobriu que 73% das mulheres não se sentem confiantes em investir seu dinheiro e 74% não sabem por onde começar.

No geral, a investigação parece concluir que as mulheres estão mais apreensivas em correr riscos com o seu dinheiro.

A pesquisa descobriu que as mulheres preferiam colocar o seu dinheiro em uma conta poupança, uma vez que 86% delas temiam perder dinheiro.

As mulheres também afirmaram que a falta de conhecimento como impedidores de iniciarem seus investimentos.

“As empresas de investimento também têm tradicionalmente como alvo os homens, e o investimento é visto como um clube machista – ainda não rompemos totalmente com isso”, afirma Fitzpatrick da MoneyWeek.

Esta menor apetência pelo risco, bem como os salários médios mais baixos, levam as mulheres a manter uma maior parte dos seus ativos em dinheiro. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

As investidoras do sexo feminino mantêm 29% dos seus ativos em dinheiro, em comparação com 25% dos investidores do sexo masculino, segundo pesquisa do Boring Money.

“Esta disparidade de gênero entra em jogo numa idade precoce, mesmo antes de aparecerem os típicos culpados dos cuidados infantis e das disparidades salariais”, disse McKay. “Nossa pesquisa descobriu que, com esse grupo mais jovem, tudo se resume à confiança, reconhecimento da marca, normas sociais e expectativas sobre a aparência de um investidor.” 

As mulheres também são menos propensas a receber aconselhamento financeiro dos pais.

Apenas uma em cada três disse que os seus familiares as educaram sobre investimentos quando eram crianças, em comparação com dois em cada três homens que afirmaram que a sua família lhes ensinou sobre finanças pessoais.

Fonte: Financial Times

Informe o DDD + 9 dígitos