O ex-chefe de engenharia da FTX, Nishad Singh, se declarou culpado de acusações criminais em Nova York na terça-feira (28), tornando-se o mais recente membro da antiga equipe de liderança de Sam Bankman-Fried a concordar com um acordo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

As seis acusações contra Singh incluem conspiração para cometer fraude de valores mobiliários, conspiração para cometer lavagem de dinheiro e conspiração para violar as leis de financiamento de campanha. 

A FTX entrou em falência em novembro, depois que a exchange cripto, fundada por Bankman-Fried, não conseguiu atender às demandas de retirada dos clientes.

“A confissão de culpa de hoje ressalta mais uma vez que os crimes na FTX foram vastos em escopo e consequência”, disse o procurador-geral de Manhattan, Damian Williams, em comunicado. 

“Eles abalaram nossos mercados financeiros com uma fraude multibilionária. E eles corromperam nossa política com dezenas de milhões de dólares em contribuições ilegais de campanha. Esses crimes exigem justiça rápida e certa e é exatamente isso que estamos buscando no Distrito Sul de Nova York”.

A Securities and Exchange Commission, bem como a Commodity Futures Trading Commission, apresentaram queixas civis relacionadas contra Singh na terça-feira. 

A SEC disse em um comunicado que Singh está cooperando com a investigação em andamento da agência e concordou separadamente em fazer um acordo com a CFTC.

Duas das acusações criminais contra Singh estão relacionadas a fraude eletrônica e outra é conspiração para cometer fraude de commodities.

“Nishad lamenta profundamente por seu papel nisso e aceitou a responsabilidade por suas ações”, disseram os advogados de Singh em um comunicado. 

“Ele quer fazer tudo o que puder para consertar as coisas para as vítimas, inclusive ajudando o governo da melhor maneira possível neste caso.”

Singh já havia sinalizado que iria se declarar culpado

Antes dele, o co-fundador da FTX, Gary Wang, e a ex-co-CEO da Alameda Research, Caroline Ellison, se declararam culpados em dezembro de acusações federais no Distrito Sul de Nova York.

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.