Economistas do Bank of America prevêem uma "recessão leve este ano" nos EUA, dizendo que várias forças levaram a economia a desacelerar mais rapidamente do que o esperado.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

“Várias forças coincidiram para desacelerar o ímpeto econômico mais rapidamente do que esperávamos”, escreveu a equipe liderada por Michael Gapen. 

“Agora prevemos uma recessão leve este ano.” 

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Os economistas destacaram os ventos contrários, incluindo o enfraquecimento do apoio fiscal, a inflação contínua e o aperto agressivo da política monetária pelo Federal Reserve. 

Como resultado, o banco agora espera um declínio no crescimento do PIB até o segundo semestre de 2022, de acordo com o relatório.

A equipe disse que os gastos do consumidor no setor de serviços têm sido "talvez mais preocupantes", depois que os dados mostram que os gastos do consumidor caíram em maio pela primeira vez este ano.

Gigantes do varejo, incluindo Walmart e Target, relataram que americanos cautelosos desviaram dólares de itens de lazer e para necessidades para bens mais baratos.

Ao longo de meses de conversas sobre uma recessão iminente, o Bank of America Research tem sido uma rara fonte de otimismo, mas agora mudou de tom.

O BofA se une ao Wells Fargo Investment Institute e à Nomura Holdings Inc. na expectativa de recessão em 2023. 

Economistas do Deutsche Bank AG, um dos primeiros grandes bancos a prever tal contração, prevêem uma a partir de meados de 2023.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.