O ChatGPT mostra que a inteligência artificial ficou incrivelmente avançada e que é algo com o qual todos devemos nos preocupar, de acordo com o bilionário da tecnologia Elon Musk.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“Um dos maiores riscos para o futuro da civilização é a IA”, disse o bilionário aos participantes da Cúpula Mundial do Governo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, logo após mencionar o desenvolvimento do ChatGPT.

“É positivo ou negativo e tem uma grande, grande promessa, grande capacidade”, disse Musk. Mas ele enfatizou que “com isso vem um grande perigo”.

O chefe da Tesla, SpaceX e do Twitter foi questionado sobre como ele vê o desenvolvimento da tecnologia daqui a 10 anos.

Musk é co-fundador da OpenAI, a startup dos EUA que desenvolveu o ChatGPT, uma ferramenta de IA que retorna respostas semelhantes às humanas para perguntas do usuário.

O ChatGPT é uma forma avançada de IA alimentada por um grande modelo de linguagem chamado GPT-3. Ele é programado para entender a linguagem humana e gerar respostas com base em enormes corpos de dados.

O ChatGPT “ilustrou para as pessoas o quão avançada a IA se tornou”, de acordo com Musk. 

“A IA foi avançada por um tempo. Ela simplesmente não tinha uma interface de usuário que fosse acessível para a maioria das pessoas.”

Enquanto carros, aviões e remédios devem obedecer aos padrões de segurança regulamentares, a IA ainda não possui regras ou regulamentos que mantenham seu desenvolvimento sob controle, acrescentou.

“Acho que precisamos regular a segurança da IA, francamente”, disse Musk. “Acho que é realmente um risco maior para a sociedade do que carros, aviões ou remédios”.

A regulamentação “pode desacelerar um pouco a IA, mas acho que também pode ser uma coisa boa”, acrescentou Musk.

O bilionário há muito alerta sobre os perigos do desenvolvimento irrestrito da IA. 

Suas palavras têm mais gravidade hoje, já que a ascensão do ChatGPT ameaça derrubar o mercado de trabalho com uma escrita mais avançada e semelhante à humana.

Musk deixou o conselho da OpenAI em 2018 e não tem mais participação na empresa.

“Inicialmente, foi criado como uma organização sem fins lucrativos de código aberto. Agora é de código fechado e com fins lucrativos. Não tenho uma participação aberta na OpenAI, nem estou no conselho, nem a controlo de forma alguma.”

Parte do motivo da decisão de Musk de estabelecer a OpenAI foi porque “o Google não estava prestando atenção suficiente à segurança da IA”, disse ele.

ChatGPT levou a uma batalha acalorada entre o Google, um titã da pesquisa na Internet, e a Microsoft, que investiu na OpenAI e integrou seu software em seu navegador Bing.

O Google revidou o ChatGPT com sua própria ferramenta rival, chamada Bard. A empresa está tentando recuperar o atraso, pois os investidores questionam se o ChatGPT representará uma ameaça ao seu domínio na pesquisa na web.

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.