Elon Musk está processando a OpenAI e seu CEO, Sam Altman, alegando que abandonaram a missão fundadora da empresa de desenvolver inteligência artificial “para o benefício geral da humanidade”.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Segundo ele, a parceria do fabricante do ChatGPT com a Microsoft está comprometendo sua missão original sem fins lucrativos.

"A OpenAI, Inc. foi transformada em uma subsidiária de fato de código fechado da maior empresa de tecnologia do mundo: a Microsoft", argumentaram os advogados de Musk.

Eles acrescentaram: “Sob seu novo conselho, não está apenas desenvolvendo, mas refinando uma AGI para maximizar os lucros para a Microsoft, e não para o benefício da humanidade”.

A ação, movida na quinta-feira, também nomeou o cofundador da OpenAI, Greg Brockman

Os advogados alegaram que sua mudança para uma divisão de “lucro limitado” viola o contrato de ser uma empresa de código aberto e sem fins lucrativos, conforme foi estabelecida pela primeira vez no final de 2015.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A empresa foi fundada por Altman, Musk e Brockman em dezembro de 2015 como um laboratório de pesquisa sem fins lucrativos. Musk deixou a OpenAI em 2018 depois de dizer que a IA é “potencialmente mais perigosa que as armas nucleares”.

Os advogados do homem mais rico do mundo alegaram no processo que ele "continuou a fazer contribuições para a OpenAI" até meados de setembro de 2020.

Os advogados de Musk disseram que o processo foi apresentado “para obrigar a OpenAI a aderir ao Acordo de Fundação e retornar à sua missão de desenvolver AGI para o benefício da humanidade, não para beneficiar pessoalmente os Réus individuais e a maior empresa de tecnologia do mundo”.

Nos últimos meses, Musk criticou a estrutura de propriedade da OpenAI e mudou para se concentrar na obtenção de lucro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ele escreveu no X no mês passado: “Não está claro para mim como a estrutura OpenAI é legal. Ofereceram-me compartilhamentos em vários pontos, mas parecia antiético/ilegal aceitá-los”.

Em novembro, Musk comentou sobre a estrutura corporativa depois que Altman foi brevemente destituído do cargo de CEO da OpenAI: "O fato de a OpenAI ser (semi) independente é provavelmente melhor para o mundo do que a fusão com a Microsoft. Menos concentração de poder."

A ação legal coloca dois dos líderes tecnológicos mais proeminentes do mundo um contra o outro, em um momento de extraordinário entusiasmo sobre o futuro da IA.

Fonte: Business Insider / CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.