Elon Musk criticou os vendedores a descoberto, classificando-os de sugadores de sangue que procuram lucrar com a falência de empresas e criticando-os por bisbilhotarem as suas fábricas em 2018.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“Eles são sanguessugas no pescoço dos negócios”, disse ele a Walter Isaacson para o novo livro do biógrafo, “Elon Musk”.

“Eles tinham dados atualizados de fontes da empresa e drones que sobrevoaram nossa fábrica, fornecendo números em tempo real”, disse Musk a Isaacson. 

"Eles se organizaram em uma pequena força terrestre e uma pequena força aérea. O grau de informação privilegiada que tinham era insano."

O CEO da Tesla (TSLA34) e da SpaceX estava relembrando os acontecimentos de 2018, quando as ações da Tesla estavam sendo negociadas em níveis quase recordes, e Musk disse a Wall Street que sua fábrica de montagem de automóveis em Fremont produziria 5.000 veículos Modelo 3 por semana até junho, um enorme salto em relação à sua produção de 2.000 veículos na época. 

O resultado foi que a Tesla foi a ação mais vendida na história durante aquele período.

Isaacson destacou dois investidores proeminentes que estavam vendidos na Tesla naquela época.

David Einhorn, da Greenlight Capital, declarou numa carta aos clientes que o “engano” da empresa seria revelado em breve, e Musk estava se comportando de maneira irregular porque sabia o que estava por vir. 

Jim Chanos, um famoso vendedor a descoberto e chefe da Kynikos Associates, também considerou as ações da Tesla praticamente inúteis.

No entanto, Musk trabalhou dia e noite para agilizar o processo de fabricação da Tesla e montou uma linha de montagem improvisada sob uma tenda no estacionamento da fábrica de Fremont. Como resultado, a Tesla conseguiu atingir sua meta de produção na hora certa, escreveu Isaacson.

Musk entrou em confronto com vendedores a descoberto muitas vezes ao longo dos anos. 

Ele criticou o cofundador da Microsoft, Bill Gates, por apostar contra a Tesla, classificando a medida como “hipocrisia”, dado o compromisso do filantropo com a sustentabilidade, disse Isaacson. 

Gates disse a Isaacson que Musk foi “muito mau” com ele depois de saber de sua posição vendida contra Tesla, e defendeu a aposta como simplesmente uma tentativa de ganhar dinheiro.

Michael Burry, o investidor famoso por “The Big Short”, também soou o alarme sobre a avaliação da Tesla nos últimos anos e sugeriu que o preço de suas ações poderia despencar mais de 90%. 

Brincando, Musk chamou o chefe da Scion Asset Management de “bastardo” por vender a descoberto a Tesla e de “relógio quebrado” por fazer repetidamente previsões incorretas.

Tanto Einhorn quanto Chanos também fizeram pronunciamentos pessimistas sobre Tesla nos últimos anos. O chefe da Greenlight rejeitou a avaliação da fabricante de EV como “boba” numa carta aos clientes no início de 2021, e comprou opções de venda contra a empresa no quarto trimestre daquele ano, que já não detinha três meses depois.

Quanto a Chanos, ele criticou Tesla como “ridiculamente supervalorizada” e uma “ação de esperanças e sonhos” este mês.

No entanto, o fabricante de EV de Musk desafia os seus críticos há vários anos. As suas ações mais do que duplicaram este ano e subiram quase 10 vezes desde o início de 2020, aumentando a sua capitalização de mercado para mais de 850 mil milhões de dólares.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.