Este é um ótimo momento para ser um selecionador de ações, já que a maior parte do mercado norte-americano é representada por fundos de índice passivos, de acordo com Savita Subramanian, estrategista de ações do Bank of America.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em uma nota recente aos clientes vista pelo Business Insider, Subramanian destacou que existem ventos favoráveis ​​estruturais para os investidores ativos em 2024 que deverão ajudá-los a vencer o mercado de ações.

"Uma fuga de cérebros (20% menos olhos do lado do vendedor) e uma fuga de ativos (40% menos fundos) do investimento fundamental ativo para o passivo e de capital privado sugerem que os mercados de ações podem ser menos eficientes e, portanto, oferecer mais potencial alfa", disse Subramanian.

O investimento passivo representa agora 53% dos ativos sob gestão domiciliados nos EUA, em comparação com 47% para o investimento ativo, informa o Insider.

Investir passivamente através de fundos de investimentos é uma das maneiras mais fáceis de se expor ao mercado internacional. 

Porém, investir ativamente, selecionando ações para montar a sua carteira, é tida como a melhor forma potencial de se obter resultados melhores. Para isso, é preciso escolher bem os papéis.

Para quem não tem o conhecimento suficiente ou quer uma segunda opinião deve contratar um consultor de investimentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Subramanian vê a ascensão do investimento passivo como uma oportunidade para os selecionadores ativos de ações.

Veja como os investidores podem aproveitar o aumento dos investimentos passivos e vencer o mercado de ações em 2024, segundo o Bank of America.

"Escolha ações que atuem como ações"

“Quando reduzimos o nosso universo a ações que ‘agem como ações’, os sinais fundamentais melhoraram dramaticamente”, disse Subramanian.

Na sua análise, Subramanian dividiu o S&P 500 em dois grupos: ações que foram negociadas principalmente com base em desenvolvimentos específicos da empresa e ações que apresentavam menos riscos específicos da empresa e eram negociadas mais no ambiente macro.

Subramanian descobriu que as estratégias de investimento fundamentais baseadas no crescimento dos lucros, no retorno sobre o capital próprio e nas revisões das perspectivas dos analistas teriam gerado um desempenho superior do que o grupo de ações que foi negociado principalmente com base em notícias específicas da empresa.

"As empresas de consumo, tecnologia e cuidados de saúde são setores onde a seleção de ações pode ser mais frutífera, enquanto setores como o financeiro, os serviços públicos ou as matérias-primas podem ser impulsionados por ciclos macro nas taxas, na inflação e nas tendências de crescimento económico", disse Subramanian.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

"Pegue a estrada menos percorrida."

O mercado de ações é altamente eficiente, mas menos eficiente para as empresas que recebem menos cobertura de investigação de Wall Street.

E as ações menos eficientes têm mais oportunidades e riscos descomunais em comparação com uma empresa que é monitorizada e propriedade de quase todos em Wall Street. Isto sugere que os investidores devem concentrar os seus investimentos em empresas menos populares.

“Quando limitamos nosso universo a ações com menor cobertura de analistas do lado do vendedor – possivelmente um universo menos eficiente – o desempenho dos fatores fundamentais melhorou dramaticamente”, disse Subramanian. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

"Amplie seus horizontes de tempo."

Com o surgimento das opções de dia zero, os investidores estão cada vez mais míopes, tentando ganhar dinheiro rápido. Mas essa não é uma prática sustentável quando se trata de investir, especialmente se você está tentando superar o mercado mais amplo.

“À medida que os investidores migraram coletivamente para o curto prazo – lembramos a nós mesmos que a probabilidade de perder dinheiro no S&P 500 cai de um cara ou coroa para um evento de 2 sigma, estendendo o período de manutenção de um dia para uma década”, Subramanian disse. 

O tempo está do lado do investidor, desde que ele aproveite. 

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.