As dívidas têm tirado o sono de 84% dos consumidores brasileiros que se encontram inadimplentes, mostra o levantamento “Raio-X dos Brasileiros em Situação de Inadimplência”, da MFM Tecnologia em parceria com o Instituto Locomotiva.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Além das noites em claro por conta das contas não pagas, 82% dos entrevistados admitiram que isso tem afetado diretamente a felicidade.

O número de endividados no país cresceu pelo nono mês consecutivo em 2022. 

São mais de 64 milhões de brasileiros inadimplentes, segundo dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). 

As dívidas em atraso têm prejudicado até as relações familiares.

De acordo com o levantamento, 81% das pessoas no vermelho dizem que as dívidas foram motivos para brigas dentro de casa. 

As contas em atraso também afetaram o apetite de 66% das pessoas entrevistadas.

A MFM e o Instituto Locomotiva ouviram 1.020 mulheres e homens com idade acima de 18 anos em todo o Brasil entre os dias 19 e 28 de setembro. 

O levantamento constatou que 30% dos lares brasileiros possuem dívidas em atraso.

Quanto aos motivos que levaram à inadimplência, os devedores apontaram para a perda de emprego, a falta de planejamento e empréstimo do nome para terceiros.

Ainda 18% afirmaram que se tornaram inadimplentes porque ficaram doentes e tiveram que usar o dinheiro para o tratamento.

“Neste contexto, boa parte dos endividados estão e vão usar o Auxílio Brasil para pagar dívida. Por isso o benefício não está afetando varejo”, disse o diretor de Pesquisas do Instituto Locomotiva, João Paulo Cunha.

Ainda segundo a pesquisa, 25% dos inadimplentes disseram que vão conseguir quitar as dívidas em atraso, sendo que 40% pretendem contrair um novo empréstimo para quitar as contas em atraso.

Mas a principal estratégia para sair dessa situação, segundo as respostas, passará pelo corte de consumo.

Outras pesquisas recentes mostram o mesmo

A pesquisa realizada pelo Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box mostra um número semelhante.

Segundo levantamento, as dívidas estão causando insônia em 83% dos brasileiros inadimplentes. 

O endividamento também traz outros impactos na saúde mental.

O estudo mostra que 78% têm surtos de pensamentos negativos devido aos compromissos vencidos, enquanto 74% afirmam ter dificuldade de concentração para realizar tarefas diárias. 

Além disso, 61% viveram ou vivem sensação de “crise e ansiedade” ao pensar na dívida e 53% dos pesquisados revelam sentir “muita tristeza” e “medo do futuro”.

O desemprego ainda é considerado o principal motivo de endividamento, apontado por 29% dos entrevistados, seguido pela alta da inflação e redução na renda.

O cartão de crédito permanece como o principal vilão entre os inadimplentes, com 53% possuindo esse tipo de dívida.

Das dívidas contraídas por conta do cartão de crédito, 65% correspondem a compras em supermercados.

Em seguida vem as compras de produtos como roupas, calçados, eletrodomésticos; remédios ou tratamentos médicos; compra de alimentos por delivery e transporte/combustível.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.