O que é Consultoria?

Antes de analisarmos especificamente o que é consultoria de investimentos, devemos fazer um breve resumo sobre o que é e como funciona uma consultoria.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A consultoria é um serviço fornecido por uma empresa ou profissionais capacitados, de determinada área específica, para outra empresa ou profissional que procura o serviço.

O serviço oferecido tem como propósito identificar as necessidades do cliente e apresentar soluções. Através das informações colhidas, o consultor irá desenvolver o projeto de acordo com a necessidade do cliente.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Portanto, a finalidade da consultoria é que o consultor identifique soluções, por meio das necessidades do cliente e, recomende, a este, ações para melhoria individual ou de seus negócios.

Uma vez o cliente trabalhando junto com seu consultor, lhe dando as informações necessárias e de forma clara, é possível, por meio da visão externa, alcançar o crescimento pessoal ou da empresa.

Já deu para perceber, por meio da leitura, que o consultor não atende somente empresas, portanto, as pessoas também podem procurar um consultor para fins individuais.

Neste caso, não apenas pessoas com algum problema financeiro procuram um consultor, mas também pessoas que querem algum auxílio para organizar suas finanças.

Muitas pessoas não possuem autodisciplina para controlar as próprias finanças, que não é algo tão simples, o que vale também para empresas.

Tal fato torna ainda mais importante o auxílio do consultor para as tomadas de decisões, tanto das empresas como na vida pessoal.

A consultoria não está concentrada em apenas uma área específica, ou seja, existe a possibilidade de realizá-la em diversas áreas, dentre elas: financeira, marketing, negócios, dentre outras.

Uma das importantes áreas da consultoria é a de investimentos. Portanto, a partir de agora, este trabalho se volta exclusivamente para as peculiaridades da consultoria de investimentos.

O que é Consultoria de Investimentos?

As consultorias de investimentos é um serviço prestado por pessoa ou empresa que irá recomendar ao seu cliente, tendo em vista seu perfil e objetivo, as melhores aplicações.

A empresa ou pessoa contratada deve estar com sua licença registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão responsável pelo regulamento do mercado de investimentos no Brasil.

Para evitar o conflito de interesses, algo muito presente nas aplicações recomendadas pelos bancos, o consultor/empresa poderá apenas cobrar uma taxa proporcional ao valor investido, que diz respeito à taxa de consultoria.

Ou seja, na consultoria, não poderá receber bônus ou ser cobrado comissões pelas indicações de aplicação.

O que faz um Consultor de Investimentos?

O consultor financeiro é um profissional que exerce a função de dar suporte e aconselhamento aos seus clientes, normalmente são formados em cursos relacionados à área financeira, além de ser certificado pela CVM.

O consultor pode ser tanto pessoa jurídica como física e sua atuação é independente e personalizada, não podendo ser contratado por bancos ou corretoras.

Após analisar o perfil do cliente, o consultor deve indicar produtos alinhados aos objetivos daquele.

O trabalho deste profissional (consultor) é de assessoria, portanto, vale a decisão do cliente se aceitará suas orientações ou não.

O trabalho de um bom consultor deve ter o objetivo de proteger o cliente das armadilhas do mercado financeiro, a fim de alcançar os objetivos traçados.

Este trabalho tem início através da análise do perfil do cliente, seguidos pelos objetivos do mesmo e o valor disponível para a aplicação inicial.

Além das orientações, o consultor também pode acompanhar e dar suporte ao seu cliente.

Quanto ganha e como se tornar um Consultor de Investimentos?

A remuneração deste profissional pode ocorrer de diferentes formas, dentre elas: remuneração fixa; receita recorrente; e percentual acordado.

A remuneração fixa tem seu prazo acordado entre as partes, geralmente quando o cliente deseja que o consultor de investimentos o acompanhe por um longo prazo.

Com relação à receita corrente, desde que o cliente detenha certa experiência no mercado financeiro, o consultor de investimentos pode cobrar com relação à taxa de performance.

Outra forma de remuneração diz respeito a um percentual acordado de acordo com o patrimônio investido, ou seja, o consultor tem direito a porcentagem do valor que ele cuida de seu cliente.

Por fim, para se tornar um consultor de investimentos é necessário ter um ensino superior completo (independente da área) e ter conhecimento sobre os processos do mercado financeiro.

Além disso, o profissional deve obter uma certificação, sendo aprovado no exame CVM.É importante ressaltar que a CVM aceita para o registro de consultores a Certificação de Gestores Anbima e a Certificação de Especialistas em Investimentos Anbima.