O que é Consultoria?

A consultoria é um serviço fornecido por uma empresa ou profissionais capacitados, de determinada área específica, para outra empresa ou profissional que procura o serviço.

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O serviço oferecido tem como propósito identificar as necessidades do cliente e apresentar soluções. Através das informações colhidas, o consultor irá desenvolver o projeto de acordo com a necessidade do cliente.

Portanto, a finalidade da consultoria é que o consultor identifique soluções, por meio das necessidades do cliente e, recomende, a este, ações para melhoria individual ou de seus negócios.

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Uma vez o cliente trabalhando junto com seu consultor, lhe dando as informações necessárias e de forma clara, é possível, por meio da visão externa, alcançar o crescimento pessoal ou da empresa.

Já deu para perceber, por meio da leitura, que o consultor não atende somente empresas, portanto, as pessoas também podem procurar um consultor para fins individuais.

Neste caso, não apenas pessoas com algum problema financeiro procuram um consultor, mas também pessoas que querem algum auxílio para organizar suas finanças.

Muitas pessoas não possuem autodisciplina para controlar as próprias finanças, que não é algo tão simples, o que vale também para empresas.

Tal fato torna ainda mais importante o auxílio do consultor para as tomadas de decisões, tanto das empresas como na vida pessoal.

A consultoria não está concentrada em apenas uma área específica, ou seja, existe a possibilidade de realizá-la em diversas áreas, dentre elas: financeira, marketing, negócios, dentre outras.

Consultoria Externa e Interna

As consultorias estão presentes em diversas áreas de conhecimento, por pessoas detentoras de tais conhecimentos, sendo que as mais comuns nem sempre são decorrentes de profissões regulamentadas.

Devemos dizer que também existem especialistas atuando em assuntos não vinculados a profissões regulamentadas. O consultor pode ou não estar vinculado a uma organização específica.

Com relação ao consultor interno e externo, o primeiro está relacionado ao profissional que se dedica totalmente a uma organização.

A consultoria interna diz respeito a atividades desempenhadas por um profissional vinculado ao quadro efetivo de profissionais da organização.

Já, o consultor externo, diz respeito ao profissional que presta serviços ocasionais, e pode ser vinculado a uma companhia de consultoria.

O consultor externo não aparece com intuito de substituir o interno. Os dois profissionais se completam e, muitas vezes, ambos os tipos de consultoria operam simultaneamente nas empresas.

Por fim, a consultoria externa tem um prazo determinado na relação consultor-cliente, e o profissional não pertence ao quadro da empresa por meio de vínculo contratual.

O Que Faz Um Consultor?

Como já foi dito, o consultor não atende apenas quem está com algum problema financeiro, seja pessoa ou empresa.

O consultor também ajuda a organizar e manter em alta os serviços que já têm um bom funcionamento.

Portanto, o consultor pode ser contratado para organizar e planejar as finanças de uma empresa, algo que exige disciplina e organização, além de atuar orientando nas tomadas de decisões pessoais do indivíduo.

O consultor precisa ter uma postura ética e capacidade analítica, além do conhecimento na área de atuação.

O consultor e o cliente devem alinhar muito bem quais serão as atividades a serem seguidas.

Como já dissemos, existem dois tipos de consultores, os internos (vinculados à própria empresa) e os externos (presta serviço por tempo determinado). 

Ambos precisam estudar e entender as necessidades para depois formular um diagnóstico. 

O Que um Consultor Não Deve Fazer?

Como já foi dito várias vezes, o trabalho do consultor tem o intuito de resolver problemas, por meio de soluções, através da identificação dos problemas depois de levantada as necessidades do cliente.

Portanto, muitas pessoas esperam algo do consultor que não cabe a ele.

Ou seja, o consultor irá detectar o problema para orientar, por meio de seus conhecimentos, o seu cliente. Ou seja, o cliente não deve esperar que o este execute as atividades.

Portanto, o ato da execução cabe ao cliente, conforme orientação do consultor.

Além disso, nem sempre há uma disponibilidade integral do consultor para seu cliente, na maioria dos casos o tempo de disponibilidade é pré determinado na negociação da contratação do serviço.