O trabalho de um bom consultor de investimentos vai além da escolha de ativos. Parte importante dos resultados está relacionada com o controle dos vieses comportamentais dos investidores.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O Coaching Comportamental ou Behavioral Coaching é um dos pilares que algumas consultorias de investimentos trabalham.

Isso envolve o bem-estar financeiro do cliente, o controle de suas crenças e a sua permanência no plano durante as crises. Afinal, muitos investidores vendem durante períodos de turbulência e acabam amargando perdas. 

Segundo estudo da Vanguard, o consultor pode acrescentar cerca de 3% à carteira de seus clientes.

Quase metade desse valor agregado está relacionado ao componente de coaching comportamental.

Para você entender como os vieses comportamentais podem afetar sua vida financeira e seus investimentos, pense em suas metas financeiras.

Talvez você sonhe em comprar uma casa, tirar férias, economizar para uma aposentadoria tranquila, fazer sua reserva de emergência.

Seja lá o que for, o que te impede de conseguir? Parece que tem algo sempre sabotando suas metas?

Se sim, o seu problema pode estar nos vieses comportamentais.

Enquanto muitos focam apenas em análises e números concretos, a psicologia financeira ajuda as pessoas a entenderem como diferentes comportamentos humanos podem impedir o sucesso de um investimento. 

Todos nós somos indivíduos únicos e como tal, nos comportamos de maneira diferente

Somos moldados pelo mundo ao nosso redor, por experiências individuais, traumas e eventos passados. Isto é também verdadeiro quando se trata de dinheiro. 

As emoções e crenças que influenciam na tomada de decisão no campo financeiro são estudadas pelas Finanças Comportamentais.

Como Morgan Housel diz em seu livro Psicologia Financeira: “Sua experiência pessoal representa 0,00000001% do que aconteceu no mundo, mas talvez 80% de como você acha que o mundo funciona”. 

Ao ter conhecimento sobre a irracionalidade do investidor, o consultor de investimentos pode ajudar com os vieses comportamentais de seus clientes de várias formas:

Compreendendo os vieses comportamentais

O consultor de investimento que trata com a parte comportamental pode ajudar seus clientes a entenderem seus vieses comportamentais.

A psicologia financeira impacta nas decisões dos investidores, podendo levá-los a resultados abaixo do ideal e erros caros.

O sucesso financeiro tem muito a ver com o que se passa na sua cabeça do que com a quantidade de conhecimento armazenado na sua.

Depois de aceitar isso, você percebe a importância de entender o que te leva a tomar certas atitudes quando se trata de dinheiro, finanças e vida.

Alguns vieses comuns que os consultores podem abordar incluem excesso de confiança e aversão à perda.

O excesso de confiança pode levar os investidores a superestimar sua capacidade de escolher ações vencedoras ou prever tendências de mercado. 

Por outro lado, a aversão à perda pode fazer com que os investidores segurem investimentos perdedores por muito tempo, esperando que o mercado se recupere.

Saber o que é suficiente

Além de influenciarem nas decisões de investimentos, as crenças financeiras também ditam como você se vê e o que merece.

Enquanto uns não se acham merecedores do que possuem, outros são ambiciosos demais.

No meio termo, existe o consultor de investimentos para ajudar os clientes a identificar como é o suficiente para eles.

Ter uma imagem clara do seu valor e de quanto precisa para realizar seus objetivos financeiros pode facilitar as decisões financeiras. 

O verdadeiro truque é adaptar o plano de investimento para cada cliente, orientado pelas finanças comportamentais.

Através de uma conversa sincera, o consultor de investimentos pode ajudar os clientes a responderem a perguntas como “Estou pronto para me aposentar” ou “Quanto posso doar para caridade”. 

Ele também ajuda os clientes a enxergarem qual a sua verdadeira sensação de satisfação com as finanças, em vez de constantemente ansiar por mais.  

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ficar Rico x Permanecer Rico

As pessoas costumam pensar que o trabalho de consultor de investimentos é ajudar as pessoas a construir riqueza. 

O que eles não percebem é que o mais importante é ajudar os clientes a manter a riqueza. 

Isso significa garantir que um portfólio de investimentos esteja devidamente alinhado ao risco, procurar oportunidades de planejamento tributário e usar as finanças comportamentais para manter os clientes disciplinados durante mercados turbulentos. 

O principal trabalho do consultor não é perseguir grandes retornos, mas passar para o cliente que são as boas escolhas, a paciência e disciplina que constroem a riqueza geracional.

Espaço para erros

Parte importante do planejamento financeiro é "planejar que seu plano não está indo de acordo com o planejado”, diz Housel.

A lição aqui é deixar espaço para o erro. Ou seja, reconhecer que a incerteza, a aleatoriedade e o acaso são uma parte sempre presente da vida. 

Esta se refere tanto à garantir uma boa reserva de emergência e controlar a liquidez dos investimentos, como a não precisar de um motivo específico para economizar. 

O simples fato de estabelecer bons hábitos de economia e investimento irá prepará-lo para as muitas dificuldades que a vida lhe apresenta.

O trabalho de uma consultoria de investimentos vai além de montar uma carteira. Ela também ajuda no planejamento do cliente para as incertezas da vida. 

Dependendo do caso, isso pode incluir o estabelecimento de uma reserva de emergência maior, a obtenção de uma apólice de seguro ou o posicionamento de investimentos para garantir que o dinheiro esteja prontamente disponível, se necessário. 

Seja qual for a estratégia específica, o objetivo é o mesmo: deixar espaço para erros.

Nada é de graça

Tudo tem um preço, mesmo que nem todos estejam visíveis.

O preço do sucesso do investimento, por exemplo,  é investir na baixa, controlar os vieses comportamentais sendo disciplinado o suficiente para permanecer investido nos momentos em que os preços das ações caem. 

Uma das tarefas de um consultor de investimentos com foco comportamental é ajudar os clientes a ver as desacelerações do mercado como uma oportunidade.

Reduzindo o impacto negativo dos vieses comportamentais

O consultor de investimento pode ajudar o cliente a reduzir o impacto negativo dos vieses comportamentais, desenvolvendo estratégias para mitigá-los.

Essas estratégias incluem o desenvolvimento de planos de investimento individuais e personalizados com base em metas de longo prazo e a diversificação de investimentos para reduzir riscos.

Eles também podem ajudar a evitar decisões impulsivas dos investidores, como comprar ou vender com base em emoções, em vez de princípios sólidos de investimento.

Por isso, por mais que você já invista sozinho, ainda existe muita coisa que um consultor pode agregar.

Informe o DDD + 9 dígitos